Esportes

Após título na Copa do Mundo, esgrimista do Paulistano mira vaga no Pan 2023

Ricardo Pacheco, 20 anos, foi destaque na seleção brasileira na etapa de São Paulo da Copa do Mundo 2023 de florete. De forma invicta, o associado e esgrimista do Paulistano somou dez vitórias até a conquista do ouro na competição realizada no Pinheiros.

Na mesma etapa, o atleta ajudou a equipe nacional de florete a ganhar o bronze e alcançar um feito inédito, com lugar entre as oito melhores em um evento de nível global.

Ricardo Pacheco e a sua medalha de ouro conquistada na Copa do Mundo sub 20.
Foto: Divulgação/CBE

A trajetória de Ricardo Pacheco na esgrima começou cedo. Apresentado à modalidade pela Escola de Esportes do Clube, ele se encantou. Dos 4 aos 6 anos, aprendeu mais sobre o esporte com Rita Bourroul, ex-atleta da esgrima e até hoje professora da Escola de Esportes. Quando tinha 5 anos, seus pais tentaram matriculá-lo no curso de esgrima, mas a idade mínima era 6. “Enquanto isso, brincava com espada, lutava, gostava de assistir a filmes com espada. Quando fiz aniversário, a matrícula no curso foi a primeira coisa que pedi a meus pais”, descreve.

Hoje estudante de Engenharia de Produção, Pacheco divide o tempo entre esporte e estudo. Para a disputa de competições, fica até uma semana fora da sala de aula. “Depois tenho que correr atrás dos professores e dar um jeito de repor alguma matéria, eventualmente uma prova. Conto com o apoio da faculdade e do Paulistano, que entra em contato com a faculdade e pede ajuda para que eu possa tocar os dois interesses”, explica.

Pacheco (segundo da esquerda para direita) e a equipe brasileira de florete,
que está entre as oito melhores do mundo. Foto: Divulgação/CBE

Para a sequência da temporada, o foco está voltado ao Pan-Americano, em Bogotá, Colômbia, e ao Mundial, em Plovdiv, na Bulgária. “Os principais planos para o ano são esses campeonatos, mas, para o segundo semestre, a meta é me classificar para os Jogos Pan-Americanos, em Santiago”, finaliza.

Incentivo
Patrocinador

Tudo sobre: