Identidade Visual

Este material apresenta a marca Club Athletico Paulistano, suas variações, formas de aplicações, logo, grafismo, tipografia e cores de forma resumida. Também traz informações sobre a marca e exemplos de aplicação, orientando colaboradores e empresas parceiras e preservando a identidade visual do Clube.

Para mais informações sobre usos incorretos (com exemplos), grafismos, aplicações em uniformes, vestuário, materiais institucionais e diversos, além da mascote, faça o download da versão completa (pdf) do Manual de Identidade Visual (clique aqui).


PALETA DE CORES
Além dos tons de vermelho determinados para a identidade visual da marca, a cor prata e outros tons de cinza têm como objetivo conferir sofisticação e contemporaneidade ao universo visual. As porcentagens indicadas em CMYK são válidas para impressão offset quadricrômica. Em mídias eletrônicas, utiliza-se referência RGB e, para todas as outras formas de veiculação, deve-se utilizar a escala Pantone na referência Coated (C). Os valores em Pantone foram determinados apenas para as cores do logo e grafismos. Todas as outras cores da paleta devem ser usadas em tons de cinza e vermelho.

Vermelho CAP

Cinza CAP


LOGOMARCA
Duas versões foram desenvolvidas para as aplicações, uma preferencial e outra secundária. Prioriza-se o uso da versão primária, exceto por limitações técnicas ou de legibilidade, redução significativa e materiais específicos. 

Versão primária

Versão secundária

Ambas podem ser aplicadas na cor oficial da marca ou na opção monocromática, específica para casos em que a versão colorida não pode ser utilizada, como em jornais PB (preto e branco), relevos ou gravação em metais, plásticos e outras superfícies que não permitam o uso da marca em sua cor original.

O Club Athletico Paulistano deve ser citado conforme as aplicações corretas abaixo: 

Cuidados na veiculação e dimensão mínima
Para assegurar a legibilidade e a integridade do logo do Club Athletico Paulistano, cuidados devem ser tomados em relação à sua dimensão mínima e área de não interferência. As regras devem ser respeitadas em todas as situações. Deve-se assegurar uma área de não interferência em torno da logomarca equivalente, no mínimo à altura da letra “I” da palavra ATHLETICO, como nos exemplos abaixo. A dimensão mínima para aplicação em impressos é de 12 mm de altura na versão primária e de 8 mm de altura na versão secundária do logo. 

Logo oficial com reserva 
A proporção correta que deve ter a reserva branca de proteção deverá ser exatamente duas vezes e meia a espessura do arco vermelho externo da marca. No modelo abaixo, o arco vermelho da logomarca do Club Athletico Paulistano aparece com 2 mm, o que exige a espessura de 5 mm para a reserva. 

Fundos diversos
A reserva outline garante a aplicação do logo sobre fundos diversos, preservando sua característica original e garantindo sua legibilidade. As áreas em branco não são vazadas, portanto, não se deve optar por outra versão se a situação permitir o uso do logo preferencial. 

Aplicação monocromática 
Tanto a versão primária quanto a secundária da logomarca permitem a aplicação em monocromia, o que aumenta a quantidade de variações e superfícies de materiais nos quais a logomarca o pode ser aplicado. Lembramos que a logomarca sempre deverá ser aplicado em sua versão positiva, ou seja, as áreas vermelhas sempre deverão apresentar um tom mais escuro que a área branca. Toda aplicação em sua versão monocromática deverá ser submetida à aprovação do Departamento de Marketing & Comunicação do Clube, para evitar o uso indevido.


TIPOGRAFIA
A fonte utilizada em ambas as versões do logo do Club Athletico Paulistano é a Teimer. Ela não deve ser empregada regularmente em materiais gráficos e documentos do Clube para que seu uso não seja banalizado. Qualquer aplicação da fonte no contexto do Clube deverá ser submetida à aprovação pelo Departamento de Marketing & Comunicação. 


REGISTRO DE MARCA
Certificado de registro de marca pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) processo n.° 830939210.

Todo material que contemple a marca Club Athletico Paulistano deverá ser previamente aprovado pela Diretoria de Marketing & Comunicação do Clube.