Hino do Clube

No baile do Branco e Vermelho em comemoração aos 80 anos do CAP, os sócios tiveram a oportunidade de ouvir pela primeira vez o hino Paulistano, Sempre!. “O bloco Unidos do Paulistano, liderado pelo Joca, estava lá, com bandeiras do Clube, e se encarregou de gerar clima de festa”, lembra Mário Albanese, autor da música do hino.

A ideia do hino surgiu pouco tempo antes. Um dia, após grandes triunfos do basquete de base do Paulistano, um deles do infantojuvenil contra a fortíssima equipe bicampeã paulista do Esperia, uma grande festa foi armada no ginásio.

Então, Mário, responsável pela modalidade, conversou com Luis Ferraz do Amaral, presidente na época, sobre a necessidade da criação de um hino para o CAP. “Ele me respondeu que o José Eduardo de Barros Ferreira tinha uma letra linda e evocativa dos feitos do Paulistano e que daí poderia sair uma parceria para comemorar os 80 anos do Clube”, conta. “Eu nem conhecia o Ferreira, mas o procurei e conversamos”, continua. “Era mesmo para dar certo, pois o hino logo ficou pronto”, completa.

Em 2005, Mário e a família de Ferreira, falecido em 2003, cederam os direitos do hino ao Clube. “É algo raríssimo, ninguém faz isso”, comenta Mário, que pensa que o Paulistano precisa explorar mais a canção, sempre com o cuidado para que não haja banalização. “Deveríamos usar mais o hino, que poderia, por exemplo, ser ouvido constantemente pelos jovens atletas, servindo como fio condutor de um sentimento verdadeiro, de uma geração que joga por amor ao esporte e ao Clube”, conclui.

Paulistano, Sempre!
Hino oficial do Club Athletico Paulistano

Vem…
Alvirrubro cantar
Sua história contar
Seu passado de glória

Vem…
Paulistano sorrir
Num abraço reunir
A grandeza de agora

Vem…
Toma a tocha na mão
Segue em frente irmão
Pro futuro escrever

Toma,
A bandeira, a história
Prado Júnior na memória
Vai Paulistano vencer!

Música de Mário Albanese
Letra de José Eduardo Barros Ferreira

Instrumental

Cantado

Nota: O termo de doação e a partitura encontram-se no Centro Pró-Memória do Clube.