Gastronomia

Sopas fáceis e deliciosas para preparar em casa

Com a temperatura dando sinais de queda e a família reunida em casa, nada mais aconchegante do que um bom prato de sopa. Gastronomia traz a receita de Creme de mandioquinha com camarão e Creme de aspargos

Clube-Paulistano-Creme-de-mandioquinha-com-camarao

Creme de mandioquinha com camarão
Ingredientes
200 g de mandioquinha
600 ml de caldo de legumes
80 g de cebola branca
4 unidades de camarões médios limpos
10 ml de azeite
40 g de manteiga bem gelada
100 ml de creme de leite fresco
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
2 unidades de cebolete

Preparo
Em uma panela, adicione o caldo de legumes e deixe levantar fervura. Descasque as mandioquinhas, coloque-as no caldo e cozinhe até ficarem macias. Com o auxílio do liquidificador, bata-as para que se tornem um creme homogêneo.

Acrescente a manteiga e bata mais um pouco. Coloque em uma panela e cozinhe em fogo baixo por, aproximadamente, dez minutos. Enquanto isso, tempere os camarões com azeite, sal e pimenta. Se preferir, corte-os em pedaços pequenos.

Acrescente o creme de leite fresco e cozinhe por cerca de dois minutos. Incorpore os camarões ao creme de mandioquinha e acerte os temperos. Finalize com a cebolete picada e sirva a seguir.

Clube-Paulistano-Creme-aspargos

Creme de aspargos
Ingredientes
150 g de aspargo verde fresco
200 ml de creme de leite
100 ml de caldo de legumes
6 pedras de gelo
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Em uma panela média coloque água até a metade, adicione uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Limpe os aspargos retirando a fibra (a ponta) do caule. Encha uma vasilha com água fria, coloque as pontas dos aspargos e acrescente as pedras de gelo. Reserve.

Na panela com água fervente, coloque os aspargos e deixe por cerca de um minuto. Retire-os rapidamente e mergulhe-os na vasilha com água gelada. Separe as pontas para decorar e reserve.

Junte o restante dos vegetais, o caldo de legumes e o creme de leite e bata no liquidificador para criar uma mistura homogênea. Em uma panela em fogo baixo, despeje o creme de aspargos, acerte o sal e a pimenta-do-reino.

Coloque o creme em um recipiente de consommé e decore com as pontas dos vegetais que foram reservadas. Sirva bem quente.

Tudo sobre: