Abrindo um vinho

Sauvage, mas podem me chamar de Sauvignon Blanc

Por Bruno Airaghi.

Clube Paulistano - Lagosta com ervas e purê de banana-da-terra

Nesta edição falarei sobre uma uva que muito me impressiona: Sauvignon Blanc que se pode traduzir como sauvage (selvagem).

Por aí nos ajuda entender o forte sabor desta uva e a personalidade que empresta ao vinho, com o caráter herbáceo que apresenta.

O vinho Errazuriz Gran Reserva Sauvignon Blanc, colheita 2018, é chileno do Vale de Curicó, que pertence à região do Maule, a 190 km ao sul de Santiago.

Maule é a maior região vinícola do Chile, possui tantas variações de clima e solos que praticamente todas as castas do país podem ser encontradas lá. Já Curicó significa “águas negras” em mapuche (língua indígena).

O motivo é a Bacia do Mataquito com suas águas escuras que serpenteiam pelo vale. A variação de temperaturas gera vinhos de boa acidez, sendo perfeito para castas brancas.

Um dado interessante também é que o Chile destaca-se como uma das regiões mais importantes para cultivo da Sauvignon Blanc, sendo o terceiro produtor dessa casta no mundo.

A uva tem origem mesmo na França, das regiões do Loire e Bordeaux. Ao todo são mais de 110 mil hectares de vinhedos da variedade ao redor do globo, com destaque para a Nova Zelândia, o próprio Chile e a Califórnia.

O Errazuriz tem sua colheita manual na vinha Los Camachos, que fica a 22 km do Oceano Pacífico. No processo, o suco é resfriado a 8 ºC e enviado para o tanque de aço para decantação estática por 10 dias.

O mosto é fermentado com leveduras selecionadas, por aproximadamente 20 dias. Terminada a fermentação alcoólica, o vinho obtido é mantido a baixas temperaturas com suaves movimentações no seu interior durante um mês.

Ele se apresenta com aromas intensos e delicados de flores e frutos que lembram nectarinas, abacaxi e frutas tropicais, revelando toda a sua origem costeira. Na boca é fresco, leve com muita persistência.

Quanto à harmonização, podemos pensar em pratos condimentados como carpaccio, queijos mais ácidos como os de cabra, peixe assado, peixe com molhos cítricos, frutos do mar e risotos; ótimo para acompanhar petiscos.

Como disse, é uma casta fantástica que recomendo degustar, essa que é sauvage, mas domesticada!

Salute!

Tudo sobre: