Restaurante Expresso reabrirá em 9 de outubro de 2025
Os associados do Paulistano poderão voltar a frequentar o Expresso a partir desta quinta-feira, 9 de outubro de 2025. Após quatro meses de obras, o restaurante reabrirá com novidades que garantirão um melhor atendimento ao público.

A principal motivação para a reforma foi a necessidade de uma adequação estrutural. O Expresso foi inaugurado em 1957 e a cozinha que estava sendo utilizada até junho foi projetada há mais de duas décadas, quando precisava servir, em um dia movimentado, cerca de 700 pessoas. Atualmente, esse número se aproxima de 1800. Além da imprescindível ampliação, a cozinha foi reformada com substituições de todos os sistemas elétricos, hidráulicos e de exaustão, mais pisos e azulejos. Os funcionários utilizarão novos equipamentos que possibilitam um trabalho mais eficiente e que abrem possibilidades ao Expresso, que passará a servir opções muito solicitadas por associados, como tapiocas, crepiocas e refeições completas, com a introdução de mais acompanhamentos para os grelhados. O cardápio completo pode ser conferido aqui. A infraestrutura também foi melhorada em quesitos como a área disponível para lavagem, o que diminuirá quebras de vidros e cerâmicas, e a instalação de câmara fria, aumentando a capacidade para armazenamento, o que tornará mais rara a falta de alimentos no período noturno.
A área do salão do Expresso teve pequena redução devido ao aumento da cozinha, mas a capacidade de atendimento do restaurante aumentará, de 180 para 228 assentos, resultado da escolha de novo mobiliário, composto por itens que otimizam o aproveitamento do espaço.
O projeto arquitetônico do Expresso mescla modernidade com as tradições do Clube. Elementos como o formato do balcão e o retorno do teto na cor branca objetivam a recuperação de características do restaurante inaugurado há quase 70 anos, em mais um exemplo de resgate à originalidade que marca obras guiadas pelo Plano Diretor. Há também a adição de novidades como telões, que substituem aparelhos de televisão, e ventiladores de teto, que, ligados no modo de exaustão, proporcionarão eficaz circulação de ar.