Publicidade:

Desenvolvimento Social

Paulistano promoveu mês do orgulho LGBTQIA+

Em junho/2025, o Paulistano promoveu a campanha “Talento Não Tem Rótulo, Tem Valor”, em celebração ao mês do orgulho LGBTQIA+. A iniciativa utilizou as telas distribuídas pelo Clube para divulgar imagens que destacaram feitos de oito personalidades da comunidade LGBTQIA+.

Associada do Paulistano vê cartaz sobre a campanha LGBTQIA+. Foto: Fábio Figueiredo

Foram ressaltadas as trajetórias do matemático Alan Turing, da nadadora Ana Marcela Cunha, da atriz Daniela Vega, do ator Elliot Page, do jornalista Marcelo Cosme, da tenista Martina Navrátilová, do executivo Tim Cook e da astrofísica Vivian Miranda.

“A campanha teve como objetivo construir pontes de compreensão, incentivando reflexões profundas sobre como preconceitos — muitas vezes sutis — podem erguer barreiras que limitam não apenas oportunidades profissionais, mas também o convívio social e as relações pessoais”, explica Cristiana De Angelis Fiuza Lima, diretora de Desenvolvimento Social. “O respeito à diversidade é um valor essencial e inegociável para o Paulistano. Por isso, buscamos cultivar uma cultura de empatia, com o compromisso de fazer com que todas as pessoas se sintam incluídas e respeitadas”, complementa.

“Todos os homenageados são profissionais que se destacaram em suas áreas, superando obstáculos impostos por preconceitos ainda persistentes. A evolução da sociedade exige reflexão e participação no enfrentamento da discriminação. Exige também respeito, amor e empatia”, finaliza Regina Ribeiro da Silva Mariani, integrante da Comissão de Inclusão e líder da ação do mês do orgulho LGBTQIA+.

Confira abaixo breves perfis das personalidades:


ALAN TURING
Matemático

Britânico, pioneiro da computação e inteligência artificial. Decifrou códigos de comunicação nazistas na II Guerra Mundial. Perseguido por sua homossexualidade, recebeu perdão real póstumo. Seu rosto estampa nota de 50 libras. Sua vida foi retratada no filme “O Jogo da Imitação”.


ANA MARCELA CUNHA
Nadadora

Brasileira, campeã olímpica em Tóquio e seis vezes campeã mundial em águas abertas. É casada com uma preparadora física e hoje se envolve ativamente na causa LGBTQIA+.


DANIELA VEGA
Atriz e Cantora lírica

Chilena, protagonista de “Uma Mulher Fantástica”, primeiro filme com uma mulher trans a vencer o Melhor Filme Estrangeiro. Em 2018 foi eleita uma das pessoas mais influentes do mundo.


ELLIOT PAGE
Ator, diretor e produtor

Canadense, indicado ao Oscar pelo filme “Juno”. Em 2021, foi o primeiro homem trans a estampar a capa da revista Time onde falou sobre sua jornada de autodescoberta. Vem se destacando como uma voz ativa em temas como saúde mental, dignidade e equidade.


MARCELO COSME
Jornalista

Gaúcho e apresentador do “GloboNews em Pauta”. Casado com um médico, tem uma forte atuação contra a homofobia e é autor do livro “Talvez Você seja…: Desconstruindo a LGBTfobia que você nem sabe que tem.”


MARTINA NAVRÁTILOVÁ
Tenista

Tcheca, naturalizada americana, carismática e controvertida, foi a número 1 do mundo, com 59 títulos de Grand Slam — recorde histórico. Venceu 18 torneios de simples, incluindo 9 Wimbledon. É casada com Julia Lemigova, ex-Miss Rússia.


TIM COOK
CEO da Apple

Nascido no Alabama, é CEO da Apple desde 2011. Em 2014, declarou com orgulho ser gay, acreditando que sua fala poderia inspirar e apoiar outras pessoas. Para ele, ninguém é definido apenas por sexualidade, raça ou gênero — é também engenheiro, tio, amante da natureza e fanático por esportes.


VIVIAN MIRANDA
PhD em Astrofísica

Carioca, PhD em Astrofísica pela Universidade de Chicago, foi primeira mulher trans a fazer pós-doutorado na Universidade do Arizona. Participou do projeto da NASA para desenvolvimento de um telescópio espacial de US$ 3,5 bilhões. Integra o Instituto Brasileiro Trans de Educação.

Publicidade: