Palavra do Presidente

Paulistano, Viva!

Chegamos ao fim de 2020. Um ano inesquecível para a humanidade. Um período que exigiu sacrifícios, mas que também deixa lições

Clube-Paulistano-Paulo-Movizzo

A decisão de suspender o acesso dos associados ao Paulistano foi uma das mais difíceis e tristes tomadas por uma Diretoria, em mais de um século de história. Nosso CAP, sempre pulsante, interrompeu sua missão, seu papel na vida de milhares de pessoas. Um silêncio doloroso substituiu sons que representavam cotidiano cheio de vida e alegria.

Mas, aos poucos, reagimos. O Clube passou a promover ações com o objetivo de alcançar quem não podia frequentá-lo. Realizou campanha que arrecadou mais de 17 toneladas de alimentos, encaminhados para doação. Já o silêncio acabou preenchido pela Ave Maria, que ecoou, do Paulistano para as redondezas, símbolo de resiliência e esperança em época de reclusão absoluta.

Outros sons logo começaram a fazer parte dos dias de diretores e colaboradores que seguiam trabalhando no Clube mesmo após seu fechamento aos sócios. Eram os sons das obras, que continuaram em diferentes áreas do Clube.

Hoje percebemos como foi acertada a manutenção dos contratos das empresas responsáveis pelas melhorias no Paulistano. Sem a presença de associados, aceleramos as intervenções e escapamos do cenário atual, de relevante elevação de preços no mercado da construção civil e escassez de matérias-primas, fatos que impediriam que concluíssemos no prazo e de acordo com o orçamento estabelecido.

Encerramos o ano com a entrega dos novos vestiários, passo fundamental para o Plano Diretor, pois possibilitará o início da reforma do Ginásio Antônio Prado Júnior. Nas próximas páginas, os principais feitos da Diretoria do Patrimônio em 2020 são destacados.

Aqui, também pontuo a piscina olímpica, agora de padrão internacional, adquirida via convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes, e a recuperação estrutural do Prédio Novo, ação imprescindível para a segurança dos frequentadores.

O Paulistano não foi transformado apenas por obras. Evoluímos em diversas frentes para que pudéssemos enfrentar desafios. O Clube investiu em novas tecnologias, como catracas ativadas por biometria, chatbot para modernizar e agilizar atendimentos a sócios e o início de processo de reformulação de nossas redes sociais. O CAP está cada vez mais digital.

Também mudamos para encarar a luta contra a pandemia. Formalizamos o Comitê de Saúde, composto por médicos especialistas, essencial para orientações e formatação de protocolos, cartilhas e treinamentos de colaboradores. Ao seguirmos direcionamentos do comitê e autoridades governamentais, promovemos, desde julho, gradual e segura reabertura do Paulistano.

Decisões. Acima citei decisões sobre o fechamento do Clube e a continuação das obras, mas muitas foram as difíceis escolhas que tivemos que fazer nos últimos meses. Julgamentos complexos, calculados, estudados. Uma das questões mais delicadas que tratamos nesse período deu-se com o gerenciamento financeiro do Caixa.

A crise econômica global causada pelos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus alcançou o Paulistano e seus associados, e uma série de medidas precisou ser adotada. Em terreno incerto, optamos pela prudência e conservadorismo, tendo a proteção do patrimônio do CAP como foco.

O tempo mostrou que estávamos certos. Cortamos gastos, renegociamos contratos, equilibramos as contas. E agora colhemos o que semeamos. Em reunião da Diretoria ocorrida em 10 de novembro, discutimos o orçamento para 2021, apresentado pela competente Diretoria Financeira.

Como consequência de nossos esforços, poderemos levar ao Conselho Deliberativo uma proposta sem nenhum reajuste à contribuição social a ser paga no ano que vem. Reajuste zero.

Deixo registrado meu agradecimento aos sócios que se manifestaram, em absoluta maioria, no apoio a nossos posicionamentos. Compreenderam que era o momento de ser racional, sem a promoção de benefícios que pudessem colocar em risco nossa solidez como instituição. Dedico esse positivo resultado financeiro a eles.

Estamos a poucos dias do início de um novo ano. Entramos em 2020 cheios de expectativas, com programação especial preparada para a celebração do 120º aniversário do Clube. Tivemos, no entanto, que rever prioridades e cancelar eventos.

Para 2021, o clima é outro, de muita cautela e sobriedade, pois, apesar de a situação ter melhorado em relação ao pico da pandemia no Brasil, ainda vivemos período de incertezas.

Por fim, reitero a importância da eleição que acontecerá no Paulistano em 8 de dezembro. É oportunidade ímpar para que os sócios se informem, reflitam sobre a administração do Clube e demonstrem o que querem para o futuro.

O CAP organizou sistema para que o associado possa votar com segurança e tranquilidade, inclusive com cabines exclusivas aos eleitores da terceira idade.

Desejo que todos tenham um feliz Natal ao lado de amigos e familiares e que 2021 seja um ano de prosperidade e paz.

Paulo Cesar Mario Movizzo
Presidente

Tudo sobre: