Gastronomia

NHOQUE DE ESPINAFRE

Seja qual for a ocasião, uma boa massa sempre agrada o paladar tanto dos adultos como das crianças. Aprenda a preparar um nhoque de espinafre ao molho de quatro queijos. Anote a receita!

Nhoque

Ingredientes


200 g de batata holandesa
50 g de espinafre in natura
1 gema
80 g (aproximadamente) de farinha de trigo
sal a gosto
15 g de queijo parmesão

Preparo

Descasque as batatas e reserve. Em uma panela coloque bastante água e deixe levantar fervura. Acrescente uma pitada de sal e, em seguida, as batatas até ficarem macias. Esprema-as e espere esfriar. Em outra panela com água fervente e uma pitada de sal, coloque o espinafre, retirando-o rapidamente. Esprema as folhas para sair a água, pique-as e misture com a batata. Mexa bem. Acrescente a gema de ovo, o parmesão e acerte os temperos. Adicione a farinha de trigo aos poucos até obter uma massa homogênea. Faça os rolinhos, corte em formato de nhoque e ponha logo para cozinhar em água fervente. À medida que subirem à superfície, retire-os e reserve.

Molho quatro queijos

Ingredientes

50 g de manteiga
100 g de farinha de trigo
300 ml de leite integral
100 ml de creme de leite
20 g de queijo parmesão
20 g de queijo muçarela
20 g de queijo gorgonzola
20 g de queijo cremoso
5 g de pinoli

Preparo

Em uma panela coloque a manteiga até derreter completamente, acrescente a farinha de trigo e doure por cerca de 2 minutos. Com o auxílio de um fouet, adicione o leite aos poucos, sem parar de mexer, para não empelotar. Abaixe o fogo e continue mexendo até o molho engrossar. Acrescente o creme de leite e acerte os temperos. Desligue o fogo e, em seguida, coloque todos os queijos. Depois, em uma frigideira, toste o pinoli.

Montagem

Em um prato fundo distribua o nhoque e cubra com o molho e o pinoli tostado. Se preferir, polvilhe queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.



Tudo sobre: