Esportes

Maicon Andrade é novo atleta do Paulistano no tae kwon do

O tae kwon do no Paulistano tem um medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Rio-2016: Maicon Andrade. Ele treina em preparação para o Grand Prix na China, dia 1.º/10, e o Pan-Americano 2023, em outubro/novembro, quando buscará confirmar uma vaga na Olimpíada de Paris, em 2024.

Maicon Andrade durante treino no Paulistano. Foto: Fábio Figueiredo

Primeiro profissional da modalidade no Clube, o lutador chega junto com seu treinador, Rafael Valerio. E admite estar satisfeito com o que tem à disposição. “É gratificante para o atleta saber que tem uma estrutura desse tamanho, tudo o que a gente precisar. Pra mim como atleta é maravilhoso. Eu estou realizado. Agora é trabalhar para conquistar essas metas e as medalhas para o Paulistano e para o Brasil”, explicou.

Vaga olímpica e pan-americana
Para garantir presença nos Jogos na França no ano que vem, Andrade precisa seguir somando pontos nas competições que disputará ainda neste ano (é sempre de acordo com a colocação final). Os cinco melhores colocados do ranking mundial ficarão com a vaga para os Jogos (atualmente, está em sexto lugar, com 262.22 pontos), e há ainda a possibilidade do melhor brasileiro no ranking mundial também ficar com uma vaga (é o melhor ranqueado entre os lutadores nacionais).

Convocado para a disputa dos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago (CHI), de 20 de outubro a 5 de novembro, o atleta demonstra empolgação e ansiedade para competir. “Estou muito empolgado, muito feliz, louco pra lutar logo, estou preparado. Mais uma oportunidade que Deus dá. O objetivo é chegar e conquistar a medalha de ouro. Estamos trabalhando muito duro para isso, estudando bastante, treinando muito. E acredito que vamos conquistar essa medalha”, afirma.

Começo em momento inesperado
Apesar do sucesso no tae kwon do, Andrade teve um começo totalmente inesperado. Ele tentava a carreira de jogador de futebol em Minas Gerais, sua terra natal, mas a perda de um amigo de time o fez desistir do esporte.

Recuperado do trauma, decide participar de um projeto social em Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves (MG), em 2006. Porém, logo no segundo dia após seu retorno, uma parte do telhado da quadra desabou, onde ele e os colegas de time treinavam. A impossibilidade de praticar fez com que Andrade fosse incentivado por um amigo a fazer uma aula de tae kwon do, que diz ter sido “amor à primeira vista”.

Dez anos depois, chega a principal conquista no esporte: a tão sonhada medalha olímpica, na categoria acima de 80 kg, no Rio 2016. O ápice da carreira, segundo o lutador, ao cumprir a promessa que fez à sua mãe Vitória, que tratava de um câncer no hospital.

“Minha promessa era entregar a ela minha medalha olímpica. Então, o que mais marcou minha vida foi esse dia, ter ganhado o bronze e entregar minha medalha olímpica para minha mãe. Eu concluí minha missão de vida. A conquista é maravilhosa, mas o importante é a família. Foi o que mais marcou minha carreira até hoje”, finaliza.

Maicon Andrade golpeia em treinamento no Paulistano. Foto: Fábio Figueiredo

Tudo sobre: