Esgrima fatura 13 medalhas no Torneio Nacional Cidade de BH e CBI por equipes 2025
🤺 Em quatro dias de competição (30/10 a 2/11/2025), o Paulistano volta de Minas Gerais com medalhas em todas as armas da esgrima, no individual (Torneio Nacional Cidade de Belo Horizonte 2025, com um ouro, duas pratas e três bronzes) e por equipes (CBI – Campeonato Brasileiro Interclubes, este com dois ouros, três pratas e dois bronzes). Foram 13 medalhas ao todo.
Dupla medalha no sabre
Pelo Torneio Nacional Cidade de BH, Karina Trois ficou com a medalha de ouro após vencer a colega de Clube, Pietra Chierighini (que ficou com o bronze) na semifinal. Na disputa pelo título de campeã, enfrentou Luana Pekelman, do Pinheiros, e garantiu o topo do pódio com 15 a 7 no placar.
Stella Santos (5.ª), Luiza Lee (6.ª), Camila Vieira (7.ª), Carolina Szász (10.ª) e Cynthia Santos (15.ª) também estiveram na disputa desta categoria.
• Confira todos os resultados do Torneio Nacional Cidade de BH adulto
Já Henrique Garrigos chegou à decisão após vencer, na semifinal, o companheiro de Paulistano, Renato Saliba (que ficou com o 3.º lugar), por 15 a 9. Na final, foi vencido por Bruno Pekelman, do Pinheiros, por 15 a 13.
Estiveram na pista defendendo as cores branca e vermelha: José Santos (11.º), Rafael Lee (15.º), Américo Santos (22.º) e Hughes Cavelan, francês (24.º).
Florete tem vice
Ana Toldo foi quem ficou com a prata. Laura Papaiano (5.ª), Livia Burberry (8.ª) e Samara Silva (11.ª) também jogaram nesta arma.
Pedro Nogueira (8.º), Ricardo Pacheco (12.º), Alan Patrick Burberry (14.º), Alvaro Kalleby (15.º) e Marco Xavier (18.º) participaram da competição.
Espada no pódio
Os jogos fecharam com Renata Zettermann conquistando a medalha de bronze. Ela foi superada pela peruana Maria Luisa Calderon, do Pinheiros, por 13 a 8.
Victoria Vizeu (6.ª), Laura El Murr (10.ª), Mariana Melo (17.ª), Catarina El Murr (18.ª), Patricia Di Cunto (21.ª) e Alexia Beraldi (24.ª) foram as atletas do Clube que também jogaram nesta arma.
No lado masculino, o melhor colocado foi Rafael Ribeiro, em 11.º, seguido por Pedro Rocha (12.º), Luis Guilherme Garcia (15.º), Pedro Louzada (17.º), Leandro Seini (18.º), Guilherme Goivinho (20.º), Daniel Marin (25.º), Luiz Petrachi (35.º), Henrique Mezzacapa (37.º) e Gianlucca Longo (48.º).
Medalhas para equipes
Nas três armas em disputa do CBI por equipes em Belo Horizonte, o Paulistano esteve no pódio em todas as competições.
• Confira todos os resultados do CBI por equipes adulto
Foram dois ouros conquistados. Na espada, a equipe foi formada por Renata Zettermann, Victoria Vizeu e Mariana Melo. E no sabre, com Karina Trois, Luiza Lee e Camila Veira.
Já as medalhas de prata foram três. No florete com Ana Toldo, Laura Papaiano, Livia Burberry e Samara Silva; na espada com Rafael Ribeiro, Pedro Rocha, Pedro Louzada e Leandro Seini; e no sabre com Henrique Garrigós, Renato Saliba e Rafael Lee.
E o florete foi quem conquistou a medalha de bronze, com o time sendo formado por Ricardo Pacheco, Alan Patrick Burberry, Alvaro Kalleby e Marco Xavier, assim como a segunda equipe do Clube no sabre, com Stella Santos, Carolina Szász e Cynthia Santos.


