Conselho Deliberativo

Conselho Deliberativo aprova proposta orçamentária para 2024 por aclamação

Na noite desta terça-feira, 19 de dezembro de 2023, a proposta orçamentária elaborada pela Diretoria para 2024 foi aprovada por aclamação em reunião do Conselho Deliberativo. Em processo finalizado em 8 de novembro, o Conselho Fiscal já havia emitido parecer com sua aprovação ao documento, que pode ser lido aqui.

As contribuições sociais serão reajustadas em 3,72%. O índice, menor do que a inflação para o período e também mais baixo que o porcentual que será aplicado pelos demais clubes, é possível graças a um ano de excelente resultado financeiro. O artigo 32 do Estatuto Social define que o pagamento da anuidade da contribuição social durante a primeira quinzena do mês de janeiro pode, a critério da Diretoria, gerar abatimento. A Diretoria decidiu que, para 2024, o desconto será de 10%, para contribuições sociais e para a anuidade do Recanto Infantil, com quitação até 15 de janeiro. Para solicitar tal opção, o interessado deve formalizar pedido em e-mail para tesouraria@paulistano.org.br. Cursos culturais e esportivos, mensalidade do Recanto Infantil, produtos de bares e restaurantes, estacionamento e serviços médicos terão reajuste em 5,5%.

A proposta inclui ainda o gasto de R$ 16.875.756 em obras, reformas e mobiliário. Entre as intervenções planejadas para 2024 estão: a conclusão da remodelação do térreo do Edifício Paulistano 120, com novos bar, sala multiúso, sala jovem, biblioteca, secretaria e hall; o avanço na reforma do Ginásio Antonio Prado Junior; construções de moderno ponto de atendimento para a fisioterapia e de central de produção subterrânea, que servirá de apoio às cozinhas; remodelação total do Centro Pró-Memória no prédio social; reformulações de áreas internas e externas do Recanto Infantil; e melhorias no Rooftop, que ganhará sanitários e cobertura retrátil.

A proposta indica, no campo de aplicações de recursos, que as despesas totais orçadas serão cobertas por receitas originadas por cada Diretoria e pela utilização da contribuição social. As receitas com taxa de admissão serão, na sua totalidade, destinadas aos investimentos realizados no Clube. As receitas gerais do Paulistano serão destinadas em proporção de 70% aos investimentos e 30% à composição de reservas financeiras para eventuais contingências.