Sustentabilidade

CAP substituirá o plástico

Clube Paulistano - Logo Sustentabilidade
Sustentabilidade-plastico

O Paulistano está prestes a fazer parte de um dos mais importantes movimentos da humanidade em prol do planeta, com a substituição do plástico. Estabelecimentos comerciais, como bares, hotéis e restaurantes de São Paulo, estão proibidos de fornecer qualquer utensílio de plástico descartável. A determinação é de lei municipal sancionada em 1° de janeiro. O PL 99/2019 já havia sido aprovado pela Câmara no início do ano passado. Seu descumprimento pode acarretar multas e o fechamento do estabelecimento, caso reincida mais de cinco vezes

A lei é extremamente importante não apenas por conta da redução de lixo em São Paulo, mas para difundir o tamanho do problema que esses materiais podem trazer ao ambiente. Ressalta-se que mais de 15% de todo o lixo que vai para o aterro da cidade é composto por plástico. A maioria tem tempo de uso de cerca de 60 segundos, mas pode demorar mais de 400 anos para se decompor.

O objetivo macro é incentivar a reciclagem e impulsionar a mudança para uma economia circular. O mundo se volta para este novo modelo. Em escritórios de empresas do Japão, por exemplo, não existe lixeira. O lixo que cada um produz é levado para casa, o que garante correta destinação.

A partir de agora, esses objetos devem ser feitos de materiais biodegradáveis, compostáveis ou reutilizáveis. O plástico biodegradável pode ser decomposto por micróbios e convertido em biomassa, água e dióxido de carbono (ou, na ausência de oxigênio, metano, em vez de CO2). Uma parte deles é compostável, ou seja, pode ser transformada – juntamente a alimentos e outros resíduos orgânicos – em adubo.

A maioria dos plásticos biodegradáveis e compostáveis são compostos por bioplástico, feito de plantas, em vez de combustíveis fósseis, como o Nopal Branco. No entanto, somente pequena parte é apta à compostagem doméstica: quando o rótulo diz “compostável”, geralmente significa compostagem industrial.

Aquele copo de café que você comprou com o logotipo de biodegradável não vai se decompor rapidamente, se é que vai se decompor, na pilha de compostos orgânicos da sua casa, mas certamente se decomporia dentro de equipamento industrial apropriado.

Para os aficionados por café, indicação é uma caneca de bambu reutilizável. Se quiser ir além, use qualquer utensílio feito de bioplástico compostável feito de amido de milho. Peixes e outros habitantes dos mares pensam que canudo (e outros microplásticos) é comida.

Saia na frente deles e coma seu canudo. Quando não puder carregar itens de metal, coma também seus talheres. E a refeição fica completa se comer seu prato.

Grande quantidade de plástico compostável será incinerada, e muito plástico convencional acabará em usinas de compostagem. Fique de olho e exija a criação de novas opções e obrigações das indústrias e preços acessíveis. É tudo uma questão de engajamento, assim como o Clube.

Tudo sobre: