Clube Athletico Paulistano

menu menu menu
Login/Área Restrita

Bares e Restaurantes

Gastronomia
5 tons de chocolate

Gastronomia este mês traz a receita de uma deliciosa sobremesa. Servida no restaurante Terraço, 5 tons de chocolate une mousse, pão de ló e glaçagem, técnica que proporciona cobertura lisa e brilhante. Delicie-se!

Clube Paulistano - Gastronomia-5-tons-de-chocolate

Mousse de chocolate
Ingredientes
250 g de creme de leite
250 ml de leite integral
125 g de açúcar
125 g de gema de ovo
20 g de gelatina incolor
500 g de chantili
625 g de chocolate 50%

Preparo
Faça um creme inglês com o creme de leite, o leite, o açúcar e a gema. Desligue o fogo e acrescente a gelatina hidratada e o chocolate picado. Quando esfriar, misture o chantili. Em seguida coloque em pequenas fôrmas (individuais) e leve ao freezer por cerca de três horas.

Pão de ló
Ingredientes
6 ovos
125 g de açúcar refinado
125 g de farinha de trigo

Preparo
Bata os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho. Depois incorpore a farinha de trigo peneirada, misturando aos poucos. Coloque em uma assadeira grande forrada com papel-manteiga e asse em forno pré-aquecido a 160 ºC por trinta minutos.

Glaçagem
Ingredientes
425 g de açúcar refinado
325 ml de água
375 g de creme de leite fresco
150 g de cacau
40 g de gelatina incolor

Preparo
Leve ao fogo a água, o creme de leite e o açúcar. Assim que ferver, adicione o cacau e misture até dissolver por completo. Desligue o fogo, acrescente a gelatina hidratada e aguarde até a temperatura baixar, para utilizar. O ideal é que esteja entre 26 e 28 graus. Para saber a temperatura exata, utilize um termômetro de espeto, à venda em lojas especializadas.

Montagem
Para formar a base, corte o pão de ló no mesmo tamanho das pequenas fôrmas em que a mousse foi disposta. Em seguida, desenforme a mousse gelada e coloque sobre a base. Cubra o doce com a glaçagem, despejando-a com o auxílio de uma concha.

Finalização
Como sugestão de decoração, distribua raspas de chocolate 70% e chocolate branco por cima da sobremesa e polvilhe chocolate ao leite no prato. Sirva em seguida.

Compartilhar
Aumentar Texto
Contraste