Patrimônio

Boletim do plano diretor

CONPRESP aprova reforma do Ginásio.

Clube Paulistano - Plano Diretor Patrimônio

Em reunião ordinária realizada em 19 de agosto, o colegiado do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), considerando o parecer do Departamento do Patrimônio Histórico e acolhendo o relatório do conselheiro relator, manifestou-se favoravelmente ao projeto de reforma para o Ginásio Antônio Prado Júnior.

A restauração do ginásio é o ponto central e motivação inicial do Plano Diretor desenvolvido pelo Paulistano. Ícone da arquitetura, o premiado projeto de Paulo Mendes da Rocha e João De Gennaro está, hoje, descaracterizado. A proposta de reforma recupera quase todas as marcas do desenho original. Procurado para participar dos trabalhos, Paulo Mendes da Rocha indicou o Escritório Paulistano de Arquitetura, contratado pelo CAP. A equipe tem coordenação e responsabilidade técnica de Eduardo Colonelli, com consultoria de Mendes da Rocha.

O objetivo é retomar toda a qualidade, materialidade e expressividade da obra. Para isso, considera-se imprescindível a liberação da marquise para total visibilidade e compreensão da concepção construtiva e estrutural. O projeto indica também a total reformulação dos espaços ao redor da quadra do ginásio, que será transformada no centro de uma praça esportiva composta por áreas de prática de diversas modalidades.

Os primeiros passos já foram dados, com a construção de vestiários na área subterrânea ao lado da Cafeteria e início da demolição para a construção da Academia no quinto andar do Prédio Novo. Quando as novas áreas estiverem em funcionamento, as atuais, no ginásio, poderão começar a sofrer intervenções.

Quadras de tênis
A partir deste mês, tenistas do Clube poderão utilizar normalmente as quatro novas quadras localizadas entre o Ginásio Antônio Prado Júnior e a rua Honduras. Abaixo delas, obras de vestiários e saunas continuarão em andamento.

Prestação de contas

Clube Paulistano - Prestação de contas Obras e Reformas 2019