Abrindo um vinho

Um cenário para se explorar… Austrália!

Clube Paulistano - Gastronomia-Mignon-de-cordeiro

Por Bruno Airaghi.

As notícias que nos chegam sobre este país é que sofre com incêndios de grandes proporções afetando todo o sistema ambiental. Contudo, o motivo não será esse no comentário desta edição, e sim sobre sua vocação vitivinícola que lidera o ranking de venda de vinhos no mais maduro mercado do mundo, na Inglaterra, há alguns anos.

Desde 1985, os vinhos australianos se tornaram os favoritos do exigente público britânico. Cerca de dez anos depois, se tornaram muito populares nos Estados Unidos. A região que merece atenção, entre outras, é a Austrália Meridional com a cidade mais destacada: Adelaide. As macrorregiões vitivinícolas estão localizadas ao redor dela.

As mais importantes são, ao sul, a Ilha Kangaroo, e, ao sudeste, Limestone Coast. Nos arredores de Adelaide estão Southern Fleurieu, Currency Creek, Langhorne Creek, Adelaide Hills, McLaren Vale, Adelaide Plains, Eden Valley, Barossa Valley, Clare Valley, Coonawarra e Riverland. Todas produzem muito bons vinhos, mas deve-se lembrar de Barossa Valley, Eden Valley, Clare Valley e McLaren Vale, como berço de verdadeiras obras-primas da Austrália.

É dessa última que o vinho Angove Shiraz se origina, a história da família Angove iniciou-se em 1886 com o dr. Angove fazendo seus primeiros vinhos no agora histórico Brightlands Cellars, como um tônico para seus pacientes. William Thomas Angove e sua família chegam à Austrália de Cornwall, Inglaterra, para estabelecer prática médica no Tea Tree Gully, no sopé do nordeste de Adelaide.

A saga continua por anos a fio e, bem mais recente, em 2008, a família Angove adquire um vinhedo único e histórico na Chalk Hill Road, o McLaren Vale, aproveitando antiga vinha Shiraz e Grenache. Já em 2019 a quinta geração da família Angove, o filho de John, Richard, e as filhas Victoria e Sophie, está ativamente envolvida nos negócios e trabalhando para garantir que estejam em bom estado para a sexta geração.

O vinho lançamento na carta é o Long Row-Angove, Shiraz autêntico elaborado a partir de uma parcela de vinhas na área sul da Austrália. Este tinto é frutado e elegante, com taninos maduros e grande corpo. Ideal para acompanhar as tradicionais costelinhas com molho barbecue ou carnes assadas com molhos intensos. Cor rubi-intenso com reflexos púrpura, 14,5% GL com breve estágio em carvalho. Mais um bom exemplar para degustar e se encantar!

Salute!

Tudo sobre: