Abrindo um vinho

Garnacha, Grenache… Vários nomes, personalidade única

Por Bruno Airaghi.

confit-de-polvo

Verão, céu claro, leve brisa, sol que reflete na água e uma taça nem de tinto nem de branco, mas um rosado ou rosé a 8 ºC que refresca o espírito, relaxa a mente e torna o cenário mais belo. A sugestão é o vinho Borsao da uva Garnacha da Espanha, incluído recentemente na carta de vinhos. Vamos contar um pouco da uva, da bodega, histórias deste belo exemplar.

Um vinho fresco, frutado e equilibrado que nos brinda com notas de cerejas maduras, morangos e toques de framboesa, ideal para acompanhar preparações sutis como entradas leves, pratos da culinária japonesa, massas com molhos delicados, além de queijos de massa mole.

O vinho é feito por Bodegas Borsao que domina cerca de 35% dos 7.500 hectares de vinhedos no chamado Campo de Borja. O nascimento na vinícola ocorreu em 1958, quando a cooperativa Borja foi fundada juntamente com a marca Borsao.

O divisor de águas veio em 2001: as cooperativas Pozuelo e Tabuenca se uniram à Borja, dando origem à sociedade Bodegas Borsao, que logo se tornou uma das produtoras mais proeminentes da uva Garnacha do mundo.  Todos os vinhos da vinícola têm como base a Garnacha e alguns exemplares são produzidos exclusivamente com ela.

Hoje, a Bodegas Borsao é conhecida mundialmente por oferecer vinhos complexos, de ótima qualidade, a preços justos. A casta Garnacha – que ainda leva o nome de Cannonau na Sardenha – é oriunda do nordeste da província de Aragón, se espalhando, por meio da colonização extensiva ao sul dos Pirineus, até Roussillon, governado pelo reino aragonês até meados de 1660.

A partir daí, a cepa fez seu caminho até o sul do Rhône, onde se consolidou durante o século XIX. Ainda hoje, a França tem a maior área plantada de Grenache (Garnacha em francês), perto de 100 mil hectares. A Garnacha é uma uva de pele fina, pouca cor e poucos taninos, mas oferece resultados muito diferentes a cada vinho, dependendo das técnicas de cultivo e de vinificação.

Sendo uma uva com variações no seu nome, sempre vale lembrar para não confundir a Grenache com a Garnacha Tintorera, nome espanhol dado à Alicante Bouschet, uva que surgiu do cruzamento da Grenache com a Petit Bouschet. Não confundir também com Grenache Blanc ou Grenache Gris, mutações claras da tinta Grenache. Outra curiosidade dessa interessante uva é que existe no calendário um dia para celebrá-la.

É na terceira sexta-feira do mês de setembro em que se comemora, em todo o mundo, o Dia Internacional da Grenache, o Grenache Day! Anote, pois é um bom motivo para tomar uma taça de Rosé Borsao, não só nesse dia, mas sempre que a situação for propícia e em boa companhia…

Salute!

Tudo sobre: