Esportes

Classificados confiantes para Seletiva Nacional 2022 de judô

Amanda Culato, Vitória Netto e João Paulo Correia são três dos judocas da equipe do Paulistano que estão classificados para a Seletiva Nacional 2022, disputa que vale vaga para formar a seleção brasileira do esporte visando a Olimpíada de Paris, em 2024. O trio chega a esta etapa após vencer, em suas categorias, no Qualifying realizado nos últimos dias 13 e 14 de outubro, em Curitiba (PR).

Amanda, Vitória e João estarão na seletiva nacional. Foto: Anderson Neves e Divulgação

Agora, com todos atentos à Seletiva (que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2022, no ginásio de esportes da Sogipa, no Rio Grande do Sul), os três atletas estão confiantes de que conseguirão resultados positivos.

Amanda (-57 kg) foi direta: “A minha expectativa é sempre vencer qualquer competição. Não é a primeira vez que vou para uma seletiva olímpica, e se trata de uma competição muita dura em termos físicos, técnicos, táticos e principalmente psicológicos, ainda mais na minha categoria que tem atletas com nível muito similares. Os resultados sempre são definidos em detalhes, mas sem dúvida tenho chances reais de conquistar a minha vaga”, explicou.

Já Vitória (-63 kg) projeta uma luta por vez. “Minha expectativa vai seguir sendo uma luta de cada vez e estamos trabalhando duro no dia a dia. É uma competição muito forte, onde vamos enfrentar adversários de alto nível. Estamos focados nos treinos para conseguir nossos objetivos”.

E Correia (-60 kg) reforçou o foco nos treinamentos antes da competição. “É dar meu melhor, mas com treino, dedicação, com apoio dos meus técnicos e parceiros de treino, eu acredito e confio que eu possa chegar bem longe. E se tudo der certo, e Deus quiser, eu vou conseguir essa vaga olímpica”, disse.

Dedicação no Qualifying
Os judocas também avaliaram como foi o desempenho durante o torneio passado. Amanda explicou sobre o trabalho mental que realizou para chegar bem e ser campeã. “O processo para conseguir a vaga começou há muito tempo. Consegui ter um desenvolvimento específico mental que estava faltando e foi essencial para que eu conseguisse chegar à competição, e assim colocar em prática a minha parte tática. De certa forma a qualidade desses últimos meses no tatame contribuiu e refletiu em ações físicas e psicológicas para conquistar o meu espaço na próxima fase.”

Vitória comentou o que foi feito para conseguir a vaga. “Foi muita dedicação e treino durante este processo e os técnicos sempre me acompanharam. Eu fui pensando em uma luta de cada vez, e isso ajudou a me manter focada no objetivo de ser campeã da minha categoria. Desde o começo eu pensava que, se eu quisesse ser a melhor, eu precisava vencer todas as adversárias, independente de quais eram. Eu consegui superar as adversidades das lutas porque meu foco era maior, assim cheguei ao meu objetivo de ser campeã”, resumiu.

Por fim, Correia explicou sobre o nível alto de competição que encontrou na disputa pelo título. “O Qualifying foi um campeonato muito forte, muito difícil. A gente precisou de muito treino, muita dedicação, confiança nos técnicos do Clube e muito querer. Porque você tem que se conhecer até onde você pode chegar. Eu, com meus parceiros de treino, todo dia se dedicando foi muito legal ter essa experiência de conquistar essa vaga”, contou.

Além do trio, também vão disputar a Seletiva Nacional Mari Hayse (-70 kg), Thayna Chiodi (-78 kg), Marcos Santos (-81 kg) e Victor Nascimento (-90 kg).

Patrocínio
Incentivo
Patrocinador

Tudo sobre: