Esportes

Abrace a Causa da Esgrima

Jovens do Paulistano comandam renovação da esgrima brasileira

Lei Federal permite destinação, por parte de pessoas físicas e pessoas jurídicas, de percentual do Imposto de Renda para o desenvolvimento de atividades desportivas.

Saiba mais sobre todos os projetos do Clube em fase de captação.

Passado e futuro se encontram na Sala D’Armas do Club Athletico Paulistano, onde crianças, adolescentes e adultos aprendem e desenvolvem a nobre arte da esgrima. Atletas que usufruem de estrutura e comissão técnica diferenciadas para escrever novos capítulos de uma trajetória gloriosa.

Na modalidade, a exemplo de diversas outras, o CAP é pioneiro e referência no cenário nacional. Nascido em 1896, o paulista Henrique Carlos de Aguiar Vallim, atleta olímpico em Berlim e Londres, trouxe conhecimentos da Europa e dos EUA para organizar a esgrima brasileira há quase um século.

Hilda von Puttkammer foi a primeira mulher sul-americana a disputar um torneio olímpico de esgrima, em 1936. Esses são apenas dois, entre tantos ícones alvirrubros na construção do esporte. Já no século XXI, acompanhamos Renzo Agresta, sócio e atleta formado no Clube, quebrar uma barreira histórica, com quatro participações olímpicas entre Atenas e Rio de Janeiro.

Muito mais está por vir. Impossível escolher o jovem esgrimista do CAP com maior potencial. Após temporadas consecutivas de hegemonia nas competições das categorias de base, o Paulistano comanda a renovação da esgrima brasileira, com vitórias no circuito nacional, continental e europeu.

DNA vencedor e liderança do Ranking

Desde o tempo em que flutuava na barriga de sua mãe, Karina Trois vivencia o ambiente das competições de esgrima. Seu pai, Régis Trois de Ávila, atleta olímpico e Mestre D’Armas responsável pelo ensino da esgrima no Paulistano há mais de três décadas, orientou sua introdução ao esporte e supervisiona sua evolução crescente até hoje.

Karina, nascida em 1997, é a atual campeã sul-americana de sabre, e lidera o Ranking Nacional da arma. Durante a pandemia, manteve a preparação intensa, na busca por transformar o grande sonho em realidade. Seu foco é o Pré-Olímpico, aguardado para abril, no Panamá, onde tentará conquistar vaga para Tóquio e repetir a façanha do pai.

Além da primeira colocação da lista nacional de sabre, o CAP ocupa o terceiro posto, com Pietra Peterlini Chierighini. A sócia, nascida em 2003, também lidera os rankings sub 17 e sub 20, e soma conquistas no Brasil e exterior, como o bronze no Sul-Americano Adulto. Já a atleta Luiza Lee (2000) é a quinta classificada entre as melhores sabristas do País.

Fenômeno adolescente

Outro exemplo da excelência alvirrubra é a espadista Victória Vizeu, apontada por muitos como a principal revelação da esgrima brasileira em gerações. Nascida em 2004, chegou ao Paulistano em 2017, e teve seu talento nato lapidado. Passou a comandar competições da base e hoje lidera o Ranking Nacional Sub 17, além de ser quinta colocada entre as adultas.

Aos 14 anos, somou pódios em competições nacionais sem limite de idade. Aos 15, participou dos Jogos Pan-Americanos de Lima, onde era a mais nova entre quase 500 componentes da delegação brasileira. Também chamou a atenção pela conquista de três medalhas, um ouro e dois bronzes, em etapas da Copa do Mundo Juvenil.

Força masculina

A esgrima Paulistano não brilha apenas entre as mulheres. No Ranking Nacional Sub 20 do florete, o Clube mantém a liderança, com Ricardo Pacheco, e mais três atletas entre os sete primeiros. O desempenho coloca o CAP como base da seleção brasileira nas competições da faixa etária. Já na categoria adulta, o sabre coleciona os melhores resultados.

Fábio Salles, nascido em 2002, é o vice-líder do Ranking Nacional, seguido por Henrique Garrigós (1996), terceiro, e Enzo Bergamo (2000), quinto, hoje focado no circuito universitário americano. Entre diversas convocações, Bergamo e Garrigós fizeram parte da equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Base segue forte

No Paulistano, o processo de formação é contínuo e o Clube segue em destaque nos principais torneios da base. A Confederação Brasileira de Esgrima mantém rankings nacionais, femininos e masculinos, das categorias sub 9, 11, 13, 15, 17 e 20, para espada, florete e sabre. O CAP ocupa 39 posições top 5 nas listas. O futuro é alvirrubro.

Projetos do CAP

Dois projetos já aprovados pelo Ministério da Cidadania permitem destinação de percentual do Imposto de Renda à esgrima do CAP. Um objetiva o investimento em equipamentos e o outro, em profissionais de equipes técnicas.

Saiba mais sobre todos os projetos do Clube em fase de captação.

Club “ATHLETICO” Paulistano

Localizado em uma das mais nobres áreas de São Paulo, o CAP completa 120 anos em 30 de novembro de 2020. Diariamente, recebe, em média, mais de 4 mil sócios, que buscam as mais variadas opções em esporte, cultura, lazer e gastronomia.

Poucas agremiações no mundo possuem tradição “athletica” comparável à do Paulistano. O clube alvirrubro representou a primeira grande força do futebol brasileiro, com papel fundamental na difusão do esporte. Também coleciona títulos nacionais de basquete, vôlei, polo aquático, natação, esgrima, tênis, canoagem, remo, badminton e ginástica artística.

Atualmente, a principal meta esportiva do Clube está na utilização de sua história vitoriosa para impulsionar jovens sócios e militantes, formando os atletas e os cidadãos do amanhã.

Lei de Incentivo ao Esporte

A LIE possibilita a destinação, por parte de pessoas físicas e pessoas jurídicas, de percentual do Imposto de Renda para o desenvolvimento e aprimoramento das atividades desportivas no Brasil, por meio de projetos elaborados por entidades e aprovados pelo Ministério da Cidadania. As pessoas jurídicas podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido, enquanto que as pessoas físicas podem fazê-lo até o limite de 6%.

Entre em contato: marketing@paulistano.org.br ou (11) 3065-2080.

Tudo sobre: