ITÁLIA NA HISTÓRIA DA ARTE

SÁBADOS 2 E 9 DE JULHO, DAS 10H30 ÀS 12H30 na Boate

INGRESSOS

R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra)
Vendas na Central de Atendimento

Futurismo e cinema na cozinha são os temas das palestras deste mês. Foto: Divulgação

Ópera, literatura, futurismo e cinema: a cozinha na cultura italiana, com Isabella Magalhães Callia. A palestrante é italianista, docente e pesquisadora em História e Cultura da Alimentação, doutoranda em Literatura e Cultura Italianas na USP. O curso aborda o espaço da cozinha enquanto dado cultural da esfera italiana e se concentra em personagens e documentos históricos que se utilizaram, direta ou indiretamente, da alimentação enquanto metáfora cultural e política

Aula 3, em 2/7 O futurismo na cozinha: a ideologia do estômago de Marinetti. Livro La Cucina Futurista (F. T. Marinetti e Fillia, 1930). Pensamentos, convicções e intenções futuristas sobre culinária e gastronomia. Além da eliminação da massa, o manifesto prega a abolição do garfo e faca, condimentos tradicionais, peso e volume de comida e política na mesa.

Aula 4, em 9/7 O cinema na cozinha: a comida do pós-guerra. Filme Un Americano a Roma (Stefano Vanzina, 1954), interpretado por Alberto Sordi. As influências americanas na culinária italiana no período pós-guerra em Roma.