História da Arte: Viena e Itália – Junho/2023

3 de junho e 1.º de julho, sábados, 10h às 12hno Auditório do 4.º andar do Edifício Paulistano 120
INSCRIÇÃO R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra)
VENDAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

No início de junho, o professor Plínio Freire encerra o ciclo sobre a capital austríaca e, um mês depois, ministra aula sobre o renascimento italiano.

FEMME FATALE NA CASCATA DE OURO: KLIMT E A INVENÇÃO DO MODERNO, 3 DE JUNHO [REALIZADO]

O ecletismo cultural da Ringstrasse, em Viena, engessou toda uma geração de artistas. Para eles, duas virtudes eram indispensáveis: de um lado, o conhecimento enciclopédico do passado; de outro, a completa obliteração do presente. Como Freud teria previsto, esta pulsão reprimida retornaria violentamente. A fratura se manifestou em 1897, por meio da reunião de pintores, escultores e arquitetos no grupo batizado de “Secessão”.

LEONARDO, RAFFAELLO, MICHELANGELO, 1º DE JULHO

O renascimento italiano revolucionou o entendimento do homem sobre o mundo em diversos planos: na arte, na ciência, na política. Mas sua trajetória não se confunde com uma via de mão única. Pelo contrário: estudar seus principais protagonistas significa descobrir um feixe de ideias extremamente originais e muitas vezes contraditórias. A conferência objetiva comparar o pensamento de três gênios do desenho, da cor e do espaço pictórico.