HISTÓRIA DA ARTE: ANTIGA PÉRSIA

Aula 1: 12/11, Sábado, 10h30 às 12h30
Local: Auditório do 4º andar do Edifício do Paulistano

Aula 2: 26/11, Sábado, 10h30 às 12h30
Local: Auditório do 4º andar do Edifício do Paulistano

Antiga Pérsia, fonte das civilizações orientais. O pulentos, refinados, vaidosos, os persas construíram um império de dimensões sem precedentes. Sua rivalidade com os gregos, e depois com os romanos, ajudou a inspirar o fantasma do confronto Oriente versus Ocidente. Mas é importante romper com esse lugar-comum. Os persas são responsáveis por complexo artístico e intelectual dos mais influentes da história. O objetivo das aulas é proporcionar uma melhor compreensão sobre a coerência, a estabilidade e o sentido da produção estética persa, precisamente sobrea matriz helênica clássica no mundo ocidental.

Aulas sobre a antiga Pérsia acontecerão nos dias 12 e 26/11. Foto. Divulgação

Aula 1: A encruzilhada centro-asiática o território: montanhas, desertos, mares. A arte milenar e o estilo de vida dos povos nômades. Tesouros de Ziwiye–Saqqez, do século VII a.C., impérios mesopotâmicos e a esfera de influência no platô iraniano. Quem eram os persas?

Aula 2: Ciro e a fundação do Império De líder tribal a “rei dos reis”. Os jardins de Pasárgada. As conquistas: Anatólia, Babilônia, as fronteiras orientais. Glória póstuma: Ciro, a lenda. Poder e legitimidade imperial no Antigo Oriente.

VENDAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO: R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra) Informações na Secretaria Cultural, segunda a sexta, 8h30 às 17h30