Aulas: Shakespeare — A Arte da Comunicação e Liderança em Tempos de Desafios — Março/2026

O Paulistano promoverá, a partir de março, um minicurso especial sobre a obra de William Shakespeare, com foco na comunicação, liderança e tomada de decisões em contextos de crise. As aulas serão ministradas pelo Prof. Dr. Ronaldo Marin, pesquisador, diretor teatral e fundador do Instituto Shakespeare Brasil.

Em um mundo marcado por mudanças aceleradas e pela presença crescente das inteligências artificiais, este ciclo propõe uma jornada pela literatura clássica e por cenas de filmes baseados na obra do dramaturgo inglês para compreender modelos de comportamento presentes no trabalho, na política e na vida pessoal. A partir de tragédias e obras históricas, o curso revela como Shakespeare oferece chaves para uma liderança humana, ética e eficaz, além de analisar o próprio autor como um caso de sucesso empreendedor no mundo do entretenimento.

Prof. Ronaldo Marin, roteirista, ator e diretor teatral. Estudou Liberal Arts na University of Glasgow. Possui mestrado e doutorado em Artes e Semiótica pelo Instituto de Artes da Unicamp, onde foi professor do Programa de Pós-Graduação em Artes e Multimeios. É diretor do Instituto Shakespeare Brasil e coordenou o projeto Shakespeare Vive nas Escolas, em parceria com o British Council e a Royal Shakespeare Company. Traduziu, dirigiu e adaptou diversas obras clássicas e modernas, incluindo mais de uma dezena de peças de Shakespeare. É autor de livros, roteiros e artigos sobre artes e audiovisual e, atualmente, é pesquisador de pós-doutorado na PUC-SP, estudando as relações entre consciência e interpretação teatral. Fundador do Grupo de Teatro Cena IV, que em 2025 celebra 50 anos de atividade.


Neste encontro, serão analisadas as sombras do poder. A partir da hesitação reflexiva de Hamlet, da presunção de Rei Lear e da amoralidade estratégica de Ricardo III, a aula discutirá como falhas de caráter, indecisões e escolhas equivocadas podem comprometer relações humanas e a administração de recursos pessoais e institucionais.


A aula abordará o modelo de liderança que conduziu Henrique V à vitória na Guerra dos Cem Anos. Como um jovem rei transformou um exército desmotivado em uma força coesa e invencível? A partir da obra de Shakespeare, serão analisados o carisma, a clareza de propósito e a comunicação assertiva como pilares para a construção de resultados positivos.


O foco será o autor por trás da obra. A aula examinará a trajetória de William Shakespeare como um líder que superou a falência familiar para se tornar um empresário bem-sucedido no mundo do teatro. Serão discutidas as estratégias inovadoras — disruptivas para sua época — que transformaram Shakespeare em um sucesso universal e que seguem relevantes para a compreensão da condição humana.

Publicidade:

Tudo sobre: