Para atletas e treinador, regularidade defensiva e união foram decisivas para título nacional
🤽🏻♂️ Polo aquático sub 16 do Paulistano confirmou o título nacional do CBI 2025, após superar o Sesi SP na decisão, realizada na piscina do Flamengo, no Rio de Janeiro, no domingo (23/11). Marcelo e Ricardo Winter, além do treinador Paulo ‘Gu’ Coutinho, comentaram sobre a conquista, em trajetória marcada por seis vitórias em sete duelos disputados.

Foto: Jéssica Araújo/PAB
“É um trabalho que vem desde 2021, um time que está junto tem pelo menos quatro anos, joga junto tem muito tempo. Apesar de ser um prêmio individual, eu interpreto como um prêmio coletivo, eu não seria artilheiro se não tivesse alguém para me passar bola, não seria MVP se não tivesse meu time para me levar até as finais, para ser campeão. É um prêmio coletivo, a gente cumpriu o nosso papel de ser campeão, éramos favoritos, deu tudo certo graças a Deus, mas tudo graças a nossa união que vem de muito tempo”, contou Marcelo, que foi eleito melhor jogador do torneio, consagrando-se artilheiro e presente na seleção do campeonato.
“O que mais me marcou nessa conquista foi que a gente encontrou uma dificuldade na semifinal. A gente acabou ficando quatro minutos jogando com um jogador a menos. E foi nessa situação que a gente melhorou, que a gente se concentrou mais e seguiu vencer, mesmo lutando com um a menos. Na final ainda, a gente acabou também perdendo um titular. Mesmo assim, a gente continuou com muita garra e conseguiu ganhar”, disse Ricardo, que também foi eleito entre os melhores do torneio.
“É mais um trabalho de longo prazo e do dia a dia mesmo. Bastante persistência, acreditar. A gente entrou numa tática também que está muito característica do Paulistano. Um tipo de defesa que está diferenciado. A gente já está fazendo isso há alguns anos e agora ela está criando um corpo legal e está difícil de ganhar da gente com essa marcação. Inclusive, outros times já estão entrando nessa marcação e fazendo igual. Então, realmente, é isso. É o longo prazo, é o dia a dia. Acreditar numa tática e fazer todos os exercícios em cima, os fundamentos em cima do que a gente precisa estar bem nessa tática. É conhecimento mesmo que a gente está tendo durante anos”, fazendo essas clínicas que estão sendo bem interessantes”, comentou o treinador Paulo ‘Gu’ Coutinho sobre a força defensiva do Paulistano nos últimos campeonatos.
Na semana anterior, em jogos realizados no Clube, o Paulistano venceu Sesi Ribeirão Preto e conquistou o título do Estadual sub 16.


