FLICAP 2025 — Dia 3 (24/8)
Confira os eventos programados para o dia 24 de agosto de 2025, domingo:
FEIRA DO LIVRO
🗓️ 10h às 18h, no Ginásio Antonio Prado Junior
A Feira de Livros do FLICAP reunirá mais de 40 editoras e livrarias, oferecendo seleção abrangente de títulos, dos clássicos aos mais recentes lançamentos. Um espaço plural e acolhedor voltado para crianças, jovens e adultos, onde o prazer da leitura poderá ser vivenciado em suas múltiplas formas.
Entre as editoras confirmadas, estão nomes de grande destaque no mercado brasileiro, como Companhia das Letras, Intrínseca, Rocco, Sextante, Planeta, Record, Editora 34, Todavia, Harper Collins Brasil, Pequena Zahar, Aleph, Autêntica, L&PM, Globo, Nova Fronteira, Fósforo e Ubu. Trarão ao público obras consagradas, livros infantis encantadores, títulos premiados e apostas literárias que merecem ser descobertas.
A feira contará com descontos especiais e promoções exclusivas, incentivando a ampliação das bibliotecas pessoais dos associados e o acesso facilitado a novos autores e gêneros literários
A Feira do FLICAP é uma celebração do livro como bem cultural essencial e um convite para todos que acreditam na força transformadora da literatura.
CONVERSAS COM AUTORES: Heloisa Périssé
🗓️ 24 de agosto, domingo, 15h, no Ginásio Antonio Prado Junior
Em 24 de agosto, 15h, Heloisa Périssé falará sobre seu mais recente livro, Cheia de Graça, lançado no ano passado. Na obra, revisita sua trajetória — especialmente o período de tratamento contra o câncer — com fé, humor e inspiração.
Heloisa Périssé é referência na dramaturgia brasileira, com mais de 30 anos de carreira e muitos personagens icônicos. No momento, brilha como Zulma, sua primeira vilã, na novela Êta Mundo Melhor!, da Rede Globo. Em 2024, a atriz protagonizou, ao lado da filha, Luísa Périssé, o programa Desencontro de Gerações, em que promoveu conversas entre pessoas de diferentes idades, sempre com o humor como fio condutor.
ASSOCIADOS LANÇAM LIVROS
🗓️ 24 de agosto, domingo, 10h, no Ginásio Antonio Prado Junior
Quatro obras de associados serão lançadas durante a programação do FLICAP.
Atrizes, de Léo Chacra, reúne sete contos sobre o universo feminino no teatro, com personagens que atuam não por ambição, mas por necessidade vital de expressão. As histórias revelam os bastidores da cena, em que beleza e dor se misturam, com protagonistas moldadas pela arte, muitas vezes esquecidas, como as descritas por Tchekhov em A Gaivota. Com mais de 30 anos de carreira como dramaturgo, ator e diretor, o associado, formado na Escola Célia Helena, apresenta sua terceira obra literária pela Ofício das Palavras. Depois de Crônicas Censuradas e A Babá de Nova Iorque, retorna com um livro mais íntimo e visceral, um mergulho sensível na vida de quem insiste em viver de arte.
Enquanto Você Toca – Guia Comentado e Biografia Coletiva do Showbusiness é organizado pela associada Fabiana Lian, em coautoria com Juliana Negri de Mello. O livro reúne reflexões de mais de 30 profissionais sobre o mercado de shows e eventos no Brasil e se propõe a preencher lacuna formativa no setor, oferecendo guia sobre o entretenimento ao vivo. Com depoimentos de nomes como Dani Ribas, Fióti e Felipe Simas, combina teoria, prática e vivências reais, tornando-se uma referência inédita no cenário nacional. Fabiana Lian é cantora, produtora artística e empreendedora musical com vasta experiência em turnês internacionais desde 1995, tendo trabalhado com nomes como David Bowie, Madonna e Amy Winehouse.
Útero Florido, de Adriana Pinheiro, mistura humor, nostalgia e sensibilidade ao retratar temas como maternidade, amadurecimento e liberdade, com forte ambientação nas décadas de 1980 e 1990. A narrativa traz à tona os desafios e conquistas de Lila, personagem que cativa ao explorar questões profundas com leveza e personalidade.
Mais do que uma história sobre uma mulher, é uma obra sobre escolhas, identidade e a beleza dos altos e baixos da vida. Adriana Pinheiro, jornalista com passagens por rádios, agências de publicidade e produtoras de eventos, estreia na literatura com Útero Florido.
O Que Enxerguei Quando Seus Olhos Ficaram Opacos, de Helena Cunha Di Ciero, traz 24 textos que mesclam poesia, prosa e memórias sobre a perda de sua mãe. Com delicadeza e profundidade, a associada transforma o luto em reflexão sobre o tempo, a saudade e os vínculos que permanecem mesmo após a ausência. Pequenos gestos, frases e canções compõem um retrato afetivo da mãe, enquanto a escrita torna-se um ritual de despedida e reconstrução. Helena Cunha Di Ciero é formada em psicologia pela PUC-SP, especialista em psicoterapia psicanalítica pela USP, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, colunista da revista Amarello e autora de Instantes de Dentro.
MESA-REDONDA DOS PREMIADOS
🗓️ 24 de agosto, domingo, 17h, no Ginásio Antonio Prado Junior
Encontro com os vencedores do Concurso Literário do CAP 2025 encerrará a programação do Ginásio Antonio Prado Junior no domingo. Os premiados falarão sobre suas obras, processos criativos e experiências no universo literário.
A mesa-redonda oferecerá espaço aberto e inspirador para o diálogo entre os participantes, celebrando a paixão pela literatura e valorizando o talento e a criatividade dos premiados. Um momento único para aprofundar o conhecimento e fortalecer a comunidade literária do CAP.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL
As crianças contarão com um espaço exclusivo e uma programação repleta de criatividade e imaginação.
Oficinas, contação de histórias, pintura artística e apresentações musicais foram especialmente pensadas para proporcionar experiência lúdica e inesquecível.
DESENHAR E COLORIR
🗓️ 24 de agosto, domingo, em horário livre, no Espaço Kids do Ginásio Antonio Prado Junior
Um cantinho especial para que as crianças soltem a criatividade com desenhos e cores, em atividade supervisionada por monitores.
PINTURA FACIAL
🗓️ 24 de agosto, domingo, 12h às 17h, no Espaço Kids do Ginásio Antonio Prado Junior
Os jovens poderão ter os rostos decorados por desenhos inspirados em personagens literários, em artes produzidas pelo grupo de recreadores Os Topetes. Uma experiência divertida que transformará os pequenos em seus heróis e heroínas favoritos
HISTÓRIAS E OFICINA
🗓️ 24 de agosto, domingo, 10h30 às 11h30, no Espaço Kids do Ginásio Antonio Prado Junior
Aline Abreu protagonizará leitura do livro Achou? e outras de suas obras. Na sequência, haverá uma oficina com carimbos, colagens e desenhos, em oportunidade única para criar, imaginar e participar de uma obra coletiva junto com a autora.
A escritora e ilustradora Aline Abreu publica livros para todas as idades. Formada em artes visuais pela FAAP/SP e mestre em literatura e crítica literária pela PUC/SP, ministra cursos e workshops sobre leitura de textos híbridos.
É autora do premiado Quase Ninguém Viu e finalista do Prêmio Barco a Vapor, com Sementes de Mamona.
APRESENTAÇÃO MUSICAL RELICÁRIO DE HISTÓRIAS
🗓️ 24 de agosto, domingo, 11h30, no Ginásio Antonio Prado Junior
Um espetáculo que mescla contos da tradição oral com canções autorais, dentro de uma instalação artística que evoca o encantamento e a escuta sensível. No Relicário de Histórias, cada apresentação é única: começa com uma pergunta feita às crianças e se transforma em uma nova narrativa a cada encontro.
A experiência é conduzida por Lili Flor e Paulo Pixu, que há mais de uma década desenvolvem espetáculos narrativos e musicais com muita interatividade e ludicidade. Em 2025, a dupla lançou seu primeiro álbum autoral, Piá e os Quintais da Imaginação.
SHOW DE EDU LOBO ENCERRA FLICAP
🗓️ 24 de agosto, domingo, 19h, no Auditório
INGRESSOS R$ 60 (associados) e R$ 120 (convidados)
VENDAS na central de atendimento, a partir de 11 de agosto
A edição de 2025 do FLICAP será concluída com celebração da música e da composição no mais alto nível, em show de Edu Lobo.
Edu Lobo, 81 anos, segue como um dos artistas mais relevantes da música popular brasileira. Com uma carreira que atravessa seis décadas e mais de 30 álbuns lançados, é autor de um repertório consagrado por sofisticação melódica e riqueza poética. Vencedor de festivais históricos, teve composições imortalizadas nas vozes de nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Maria Bethânia, e tantos outros.
Recentemente, a obra de Edu Lobo tem sido amplamente reconhecida pela crítica, pela solidez, brasilidade e atemporalidade, qualidades que o consolidam como referência fundamental da música nacional. No Paulistano, estará acompanhado por quarteto composto por Itamar Assiere, piano, Carlos Malta, sopros, Jurim Moreira, bateria, e Jorge Helder, baixo acústico. Juntos, revisitarão clássicos como Ponteio, 1967, Beatriz, 1983, e O Grande Circo Místico, 1983, entre outras obras que atravessam gerações.
Com este encerramento, o Paulistano reforça sua vocação como espaço de valorização da arte e da cultura brasileira, promovendo encontros que tocam, inspiram e transformam.