Esportes

Polo aquático do Paulistano é bicampeão do Brasileiro sub 14

Em campanha invicta, a equipe de polo aquático do Paulistano conquistou o seu segundo título do Campeonato Brasileiro sub 14 em 2023, ao vencer a ABDA por 14 a 12, em final disputada na piscina olímpica do Clube, neste domingo, 5 de novembro.

Equipe sub 14, bicampeã do Brasileiro. Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

Os jovens do Paulistano mostraram força já na primeira fase, em que derrotaram Minas Brasília Tênis Clube, 29 a 5, São Paulo Futebol Clube, 28 a 7, e Clube Jundiaiense, 19 a 5. Nas quartas de final e semifinal, novas goleadas sobre Sesi Jundiaí, 21 a 6, e Sesi Vila Leopoldina, 16 a 7, respectivamente.

A decisão aconteceu novamente contra a ABDA, em repetição do duelo da final do Brasileiro realizado em junho. Acompanhadas por torcidas que lotaram a área da piscina olímpica do Paulistano, as duas melhores equipes do país protagonizaram partida muito equilibrada, trocando ataques, gols e boas defesas. Já na reta final, o Clube, que perdia por 10 a 8, conseguiu cinco gols seguidos e abriu 13 a 10, sem mais ceder chance de liderança ao adversário.

Além da conquista coletiva, o CAP teve o melhor jogador do campeonato, Marcelo Winter, e o artilheiro da competição, João Pedro Horst. A delegação campeã também foi composta pelos atletas Bernardo Albertotti, Bruno Groth, Enrico Sucupira Capozzielli, Flávio Moron, Guilherme Farias, Heitor Costa, Henrique Costa, Leandro Machado, Léo Gallo, Mario Damha, Mathias Wulfhorst, Rafael Levorin, Ricardo Winter e Tom Barmak, comandados pelo técnico Paulo ‘Gu’ Coutinho e o assistente Luiz Oliveira.

É o terceiro título brasileiro do polo aquático do Clube conquistado na temporada, após vitórias das equipes sub 14, em junho, e da sub 18, em outubro.

Retorno às piscinas

A competição também marcou a volta da categoria feminina, que disputou dois jogos durante a campanha. As meninas do Paulistano jogaram contra o Tijuca Tênis Clube e Sesi Vila Leopoldina. Enfrentando equipes mais experientes, o time branco e vermelho foi derrotado duas vezes e se despediu do nacional na fase classificatória.

Para compor a equipe, o Paulistano teve parcerias com o projeto Natação e Polo Aquático Para Todos, de Florianópolis, e com o Minas Brasília Tênis Clube. As atletas que disputaram o Brasileiro foram Alice Testa, Carol Lacombe, Isabelle Lourenço (projeto NPA), Larissa Lacombe, Letícia Hosch (projeto NPA), Linda do Nascimento (projeto NPA), Lunna Machado Vieira (projeto NPA), Nair Nunes (MBTC), Raquel Killner e Sara Doria.

Incentivo
Patrocinador
Patrocinador
Patrocinador