Palavra do Presidente

Dois anos

Clube Paulistano - Palavra Presidente

Neste mês de junho, completo dois anos à frente da Diretoria do Paulistano. Um período do qual me orgulho imensamente, de grande realização, mas também repleto de desafios

Assumi a direção do Clube no pior cenário possível, após a perda do amigo, líder e exemplo Ricardo Sampaio Vidal Gusmão, então presidente da Diretoria. Eu era o vice com maior tempo de efetividade social e, seguindo nosso Estatuto Social, tomei posse, com o objetivo de dar sequência aos pontos traçados para os meses finais daquele mandato que revigorou o CAP com ideias como o Plano Diretor. Em dezembro de 2018, o Conselho Deliberativo, representante dos interesses dos sócios, confiou a condução do Paulistano à chapa que tinha meu nome na Presidência.

Ao lado dos vice-presidentes e diretores, fui empossado em março de 2019, com o compromisso de manter o Clube em sua caminhada ao futuro. Não ignoramos, entretanto, nossa história e organizamos programação especial em homenagem ao 120º aniversário do CAP. Entre as atrações, preparávamos uma Virada Paulistano inesquecível, em tentativa de superar o sucesso do ano passado. Mas, como todos sabem, a humanidade aprendeu uma inigualável lição de humildade nos últimos meses, quando os projetos foram deixados de lado, com foco total no combate à pandemia da covid-19 e suas consequências.

Não é possível prever o que ainda enfrentaremos. O que posso garantir é a total dedicação desta Diretoria que encabeço. Sempre amparado por meus colegas, nunca trabalhei tanto pelo Paulistano como estou fazendo desde março, quando o acesso aos associados foi vetado. Jamais nos esquecemos de nossas responsabilidades em relação a um patrimônio centenário, a milhares de sócios e centenas de colaboradores e, por isso, não paramos de analisar cenários, em busca das melhores alternativas.

Mais uma vez, peço que tenham paciência e mantenham a esperança. Compreendemos e nos solidarizamos com o sentimento de todos aqueles que pedem novas medidas, acentuadas e urgentes, mas seguiremos nossa linha cautelosa. O peso de uma decisão incorreta pode colocar em risco uma solidez construída com muito esforço, por décadas.

Em uma analogia atlética, não estamos numa corrida de 100 metros. Estamos em uma maratona, ainda sem enxergar a linha de chegada. Precisamos preservar o fôlego e conservar as pernas firmes. Em 27 de maio, o governador João Doria apresentou a nova fase do plano de São Paulo no combate à pandemia, em que indicou a reabertura gradual de diversos setores, a depender de índices, como taxa de isolamento, redução do número de novos casos e ocupação dos leitos de UTI na cidade. Até o fechamento desta edição, não era possível estipular quando os clubes esportivos e sociais poderiam voltar a receber o público, mas adiantamos que o processo, assim que liberado, seguirá rígidos critérios das autoridades sanitárias, com supervisão de nosso Comitê de Saúde.

Vivemos meses de preparação e não descansaremos enquanto não tivermos um Paulistano aprimorado, pronto para acolher os sócios em segurança, renovado para muitos anos de êxitos.

Paulo Cesar Mario Movizzo
Presidente

Tudo sobre: