Secretaria

Palavra da Diretoria – Paulistano avalia aumento da frequência

Por Alexandre Calafiori de Natal, Marina de Toledo Cesar Tiezzi Bulgueroni e Sylas Kok Ribeiro, diretores da Secretaria

Desde a sua fundação, há mais de 120 anos, o Paulistano mantém evolução constante para melhorias de seus espaços e serviços oferecidos. A situação atual não é diferente, com um Clube que busca a excelência em todas as áreas e agrada a significativa maioria dos associados. Como consequência dessa aprovação crescente, acompanha-se acentuado aumento na frequência, questão analisada com atenção pela Diretoria. 

Alexandre Calafiori, Marina de Toledo e Sylas Kok, diretores da Secretaria

É comum ouvirmos comentários sobre a sensação de que o Paulistano está mais cheio. Os números validam tal impressão: em março de 2023, foram 137.304 acessos ao Clube, com média diária de 4.429. Para comparação, em março de 2019 foram 121.601 entradas e, em março de 2022, 126.109. Principal exemplo de nossa renovação estrutural, a Academia também é símbolo da intensa utilização do Paulistano. Em março de 2023, foram 40.583 acessos ao local, um recorde, contra 31.105 em março de 2022 e 12.743 em setembro 2021, último mês de funcionamento integral da antiga Academia. A maior marca em único dia, 13 de fevereiro de 2023, é de 1.825 acionamentos da catraca.

• Webstories: confira mais detalhes dos números de acessos 

O que explica a multiplicação de frequentadores? O argumento que cita um número maior de associados não se sustenta, pois a variação do quadro social é gradual e com discretas oscilações. Ao se estudar a quantidade de sócios dos últimos dez anos, verifica-se que o total em março de 2023, 25.646, é menor do que o número de janeiro de 2013, 25.813. Sobre o tema, a equipe da Secretaria atua de forma eficiente, em contatos com associados que se aproximam da remição sempre que há uma demanda de dependentes que necessitam de títulos para se tornarem titulares. Assim, valorizamos associados e seus descendentes, além de contribuirmos para a manutenção do tamanho do quadro social. 

Retornamos, então, ao início deste texto, no qual relacionamos assiduidade e qualidade de espaços, serviços e eventos. O Paulistano trabalha com essa justificativa, aliada a elemento comum a várias agremiações: no retorno à normalidade após a pandemia de Covid-19, os clubes passaram a ser mais procurados por seus sócios. Após questionamento conduzido pela presidência do Paulistano, diretorias de Pinheiros, Paineiras, Harmonia, Sírio, Monte Líbano e Ipê apontaram aumento de frequentadores em relação a 2019. 

Na edição da revista de maio/2023, matérias exemplificam caminhos adotados pela Diretoria para melhorar o conforto dos associados, como a construção de novo restaurante, com capacidade para 160 pessoas, e a transferência de aproximadamente 80 funcionários para escritório externo, liberando espaços no Paulistano. 

* Publicado na edição de maio/2023 da revista Paulistano.