Marketing e Comunicação

Palavra da Diretoria – O valor da nossa marca

Por Luis Ferrari, diretor de Marketing e Comunicação

O Paulistano não é uma empresa, mas isso não significa que deve permanecer eternamente alheio a um mercado que valoriza a relevância de sua marca. Nos últimos anos, a Diretoria do Clube passou a enxergar a importância de parcerias comerciais e, em 2023, nossa equipe de marketing celebrou resultado positivo ao ultrapassar a marca de R$ 7 milhões em receitas, recorde absoluto, em crescimento de 22% em relação a 2022 e de 89% em comparação a 2021. O montante equivale a quase dez taxas de transferências integrais, que seriam pagas em acréscimos de novas famílias ao quadro associativo.

Luis Ferrari, diretor de Marketing e Comunicação

Entre as explicações para número tão bom, estão as qualidades do CAP. A trajetória de 123 anos é de raro êxito, não apenas por sua longevidade, como também sua excelência histórica alcançada por conquistas esportivas, moderna infraestrutura, eventos socioculturais e variedade gastronômica. Tudo conduzido por corpo de funcionários elogiado na pesquisa de satisfação que realizamos ao final de 2022. O sucesso institucional é também fomentado por um quadro formado por associados que se destacam na sociedade, sendo, muitos deles, referências em seus campos de atuação. Tantas características únicas concedem ao nosso Clube um raro potencial no mercado.

No entanto, é importante também dar visibilidade ao trabalho incessante da equipe de marketing, que soube explorar esse potencial que sempre existiu e que passou adormecido por décadas. É uma atuação minuciosa, que consegue aproveitar oportunidades em diversos formatos, com empresas de todos os patamares, gerenciando relações e buscando soluções benéficas para todas as partes. Além dos acordos que rendem verba direta aos cofres do Clube, há contratos que garantem a fortificação da nossa marca, pela qualidade inquestionável do parceiro.

Ainda sobre a operação desenvolvida por nossa equipe, ressalto que somos extremamente conservadores no quesito exposição de marcas, em limitação imposta por parcela de associados que ainda protesta pelo crescimento de negócios dentro do Paulistano. Aqui, é fundamental explicar que os milhões que arrecadamos possibilitam o desenvolvimento de diversas atividades, sem onerar o cofre do Clube. Sem as receitas, a Diretoria poderia tomar medidas como aumentar a contribuição social, que vem sendo corrigida abaixo da inflação, interromper melhorias estruturais e projetos esportivos ou até buscar arrecadação em taxas de transferência pagas na entrada de novos associados. Ou seja, toda vez que um anúncio é veiculado nos totens digitais, uma lona é instalada nas quadras de tênis e uma logomarca é incluída no design de uniformes esportivos, empresas estão pagando por publicidade, ajudando o Paulistano a seguir em nível excepcional e dividindo a conta com os associados.

Em 2024, com esforço e criatividade, buscaremos um resultado ainda melhor. Desejo um bom ano a todos e que possamos aproveitar tudo o que o Paulistano oferece.

* Publicado na edição de fevereiro/2024 da revista Paulistano.