Patrimônio

Novos vestiários

A partir deste mês, os sócios poderão utilizar novos vestiários, construídos em área subterrânea entre o Ginásio Antônio Prado Júnior e a rua Honduras. As inaugurações têm grande importância, não apenas pelos benefícios desses locais, mas porque influenciam diretamente no desenvolvimento do Plano Diretor. Agora, com a transferência dos vestiários, ganha-se a possibilidade para o início da reforma no ginásio.

INICIOU-SE A TRANSFERÊNCIA PARA OS NOVOS VESTIÁRIOS. FAVOR ESVAZIAR SEU ARMÁRIO E TRANSFERIR PARA AS NOVAS INSTALAÇÕES.

Desde que as quadras de tênis começaram a ser escavadas, os associados vivem a expectativa dos novos vestiários. A espera, no entanto, é mais longa. Durante a elaboração do Plano Diretor, o Paulistano recebeu, em agosto de 2016, a notícia da aprovação das obras subterrâneas pela Prefeitura, resultado de processo iniciado em 2005.

especial - parede verde
Jardim vertical enfeita entrada dos novos espaços

A área disponível foi fundamental para o planejamento do Clube e abriu diversas possibilidades. Na formatação do projeto dos vestiários, levaram-se em consideração diversos pontos. Logo na entrada, ao lado da Cafeteria, é possível contemplar jardim e bela parede verde. Outra novidade na localidade é o elevador, que liga o pavimento dos vestiários e saunas à marquise do ginásio, finalmente acessível.

O Paulistano tomou cuidados especiais ao construir os vestiários em área subterrânea. O pé direito é elevado, de quatro metros, o que contribui para a sensação de bem-estar dos frequentadores. O sistema de exaustão instalado é responsável por troca de ar bem mais eficiente do que as janelas utilizadas nos antigos vestiários. Os espaços também contam com aparelhos de ar-condicionado, em vez de ventiladores. Por fim, houve investimento em destacada iluminação de todos os ambientes. Ao passar pela entrada, o sócio entra em corredor.

À esquerda, os vestiários femininos, geral e do tênis, separados por área de chuveiros e sanitários em comum. À direita, desenho similar, nos masculinos. Nos vestiários gerais, a área de zeladoria é maior para permitir que funcionários armazenem objetos deixados por associados. Nos do tênis, voltados aos locatários de armários, tal característica não é necessária.

Armários: fim da espera e transferência obrigatória

Hoje, há centenas de solicitações de armários para vestiários femininos em lista de espera. As mais antigas têm quase uma década. Essa questão finalmente será encerrada. Na soma dos dois novos vestiários femininos, o Clube oferecerá 766 armários a mais em relação aos atuais. A diferença deverá ser suficiente para atender todas as associadas interessadas. Os antigos vestiários serão desativados, sendo necessária a transferência dos pertences guardados nos armários, até 31 de janeiro.

Os associados com armário de numeração 841 a 888 devem comparecer à Secretaria do Clube e escolher para qual vestiário e armário desejam fazer a transferência. Importante ressaltar que a numeração dos armários dos vestiários do tênis, tanto feminino quanto masculino, foi acrescida do numeral 1000. Por exemplo, o armário atual nº 123 passa a receber, no novo vestiário, a numeração 1123. Já nos vestiários gerais será mantida a mesma numeração. Dúvidas e questionamentos devem ser encaminhados à Secretaria do Clube.

Área de pias e chuveiros é dividida entre vestiários geral e do tênis

Sustentabilidade

Há anos, o Paulistano demonstra preocupação em relação às questões ambientais. Nesse contexto, o projeto dos novos vestiários incluiu sistema de captação da água que escoa por ralos de pias e chuveiros. Após tratamento, ela retornará, sendo utilizada em vasos sanitários e rega de jardins.

Túnel de serviços

Nem todos os associados têm esse conhecimento, mas o Paulistano conta com túnel de serviços. É utilizado para o transporte de variados insumos e inicia-se abaixo do hall do Auditório ligando as cozinhas do Expresso e do Boulevard. Nos últimos meses, foi ampliado para alcançar também os novos vestiários, diminuindo o fluxo nas áreas do Clube.

Saunas

Ao lado dos novos vestiários, seguem as obras para as saunas, feminina e masculina. O plano é que sócios possam utilizar os espaços no início de 2021. Próximas edições detalharão os serviços.