Tecnologia

Leitor biométrico sem contato

Quando, em julho de 2020, os associados voltaram a frequentar o Paulistano, encontraram leitores biométricos integrados às catracas que controlam acessos internos e externos no Clube. O modelo MorphoWave trata-se da última geração de leitores da empresa Idemia, líder mundial em identidade aumentada e em movimento. A novidade garante uma série de benefícios em quesitos como segurança, comodidade e agilidade.

O equipamento realiza identificações de quatro dedos, da mão esquerda ou direita, seja qual for a direção do movimento. Fatores externos não influenciam seu funcionamento, mesmo em caso, por exemplo, de dedos molhados após mergulho na piscina. Por ser um leitor biométrico sem contato, é também higiênico, característica ainda mais relevante neste momento.

Ressalta-se, entretanto, que o leitor não substitui, obrigatoriamente, outras formas de controle de acesso existentes. A tecnologia pode não funcionar perfeitamente em determinadas situações, e associados devem estar cientes que têm a opção de acionar as catracas com a carteira social. Por exemplo, é sabido que, com o tecnologia passar dos anos, impressões digitais se desgastam. Sendo assim, idosos podem ter problemas na leitura biométrica.

A profissão exercida é outro fator a ser considerado, pois pessoas que manipulam produtos químicos podem ter a estrutura da digital comprometida.

Algumas crianças, ainda com digitais em formação, enfrentam dificuldades na leitura biométrica. Sobre a faixa etária, há pais que decidem evitar o registro de seus filhos por razões de segurança, para que sócios muito pequenos não tenham a possibilidade de acionar as catracas sem supervisão.

A área de Tecnologia do Paulistano mantém constantes estudos para implementar soluções inovadoras. No momento, estão em pauta projetos como carteirinha digital e reconhecimento de QR Code, entre outras formas de controle de acesso. Sempre com o intuito de melhorar os serviços oferecidos aos sócios.

Tudo sobre: