Fique atento

18 de março de 2020
.

CORONAVÍRUS

A pandemia pelo coronavírus é grave, real e com risco de morte. Os exemplos de outros países mostram que o confinamento e a diminuição à exposição pública, além da higiene pessoal, são as melhores atitudes que podemos tomar a fim de tentar diminuir a disseminação em grande escala.

Com o intuito de preservar a saúde do associado, bem como contribuir com a saúde pública do país, o Clube criou em caráter emergencial um Comitê de Saúde, composto por médicos e sócios, que tem como responsabilidade orientar a Diretoria, democraticamente, a tomar decisões que muitas vezes fogem do conhecimento dos gestores.

Há algumas semanas, conforme orientação do Ministério da Saúde, tomaram-se medidas como o aumento de elementos que ajudariam na higienização (álcool em gel), orientações aos associados e funcionários (palestras e material divulgado na Revista do Clube) e o fechamento de áreas menos ventiladas (Academia, Cinema etc.).

Nos últimos dias, várias informações relevantes e normativas oriundas de Secretarias Estaduais de Saúde, e do ministro, Luiz Henrique Mandetta, orientam que nos preparemos para um aumento exponencial dos casos, com consequente crescimento da demanda de tratamento, diagnóstico e, eventualmente, internações em casos graves.

O Club Athletico Paulistano é composto por uma gama de associados; boa parte deles, sócios com mais de 60 anos e com comorbidades, que são o principal grupo de risco desta patologia. Além disso, os estudos mais recentes vêm demonstrando a alta capacidade e velocidade que o vírus apresenta em se propagar (uma pessoa pode contaminar mais quatro), e mesmo indivíduos que não apresentam sintomas podem transmitir a doença.

Com essa imensa responsabilidade e decoro na divulgação de informações aos associados, em 16/3/2020 foi realizada reunião com a Diretoria do Clube e deliberou-se pelo fechamento total das dependências do CAP por período indeterminado.

Temos uma responsabilidade social muito grande com os sócios e funcionários e, neste momento crítico, acreditamos que condutas mais conservadoras, por mais criticáveis e doloridas que possam ser, são o caminho adequado e correto. Não temos dúvida de que este período irá passar.

A saudade do Paulistano será crescente, mas logo estaremos juntos e poderemos apertar as mãos e nos abraçar como é nosso costume!

Estamos à disposição para eventuais questionamentos. Cuidem-se e sigam as orientações. Serenidade é primordial.

Comitê de Saúde
Alexandre Pompeo