Financeiro

Evite fraudes no boleto

O Departamento Financeiro do Paulistano reitera, em janeiro/2021, que o método mais seguro para evitar fraudes no boleto é o pagamento por débito automático. Outra opção indicada é a do boleto on-line, que pode ser gerado diretamente no site oficial do CAP, www.paulistano.org.br.

Algumas dicas facilitam a identificação de fraudes. Devem gerar desconfiança casos em que o código não for detectado por leitura óptica. Boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário.

O passo mais importante: antes de confirmar o pagamento de qualquer boleto, verifique com atenção os dados do beneficiário. No Clube, por exemplo, o nome do beneficiário que deve aparecer é CLUB ATHLETICO PAULISTANO. Na desconfiança de qualquer indício de fraude, orienta-se procurar o Paulistano para certificar-se de que o documento é verdadeiro.

Abaixo, algumas dicas para facilitar a identificação de fraudes.

1. Análise do código de barras
A alteração do código de barras geralmente ocorre de forma eletrônica, com a modificação da linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento. Assim, com os dados incorretos, o dinheiro é desviado para uma conta diferente daquela que deveria recebê-lo. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento – por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237.

Além disso, devem gerar desconfiança casos em que o código não for detectado por leitura óptica ou se alguma barra do código estiver ausente. Caso isso ocorra, é aconselhável entrar em contato com o Clube para saber se há algo de errado com o boleto emitido e checar a veracidade do documento.

2. Fique atento aos dados do boleto bancário
Boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário. Sendo assim, é necessário verificar se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Na desconfiança de qualquer indício de fraude, orienta-se procurar o Clube para certificar-se de que o documento é verdadeiro.

3. Análise dos dados do beneficiário
O passo mais importante: antes de confirmar o pagamento de qualquer boleto, verifique com atenção os dados do beneficiário, seja em um aplicativo mobile, caixa convencional ou eletrônico. No Clube, por exemplo, o nome do beneficiário que deve aparecer é CLUB ATHLETICO PAULISTANO.

Tudo sobre: