Clube Athletico Paulistano

menu menu menu
Login/Área Restrita

Fique atento

Comunicado Boleto on-line – Evite fraudes no boleto

Boleto bancário é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, mas ele também pode ser alvo de fraudes para roubar dinheiro. Para que você possa garantir sua segurança, evitando que boletos falsos sejam pagos por engano, dê preferência ao débito automático ou ao boleto on-line. Abaixo estão algumas dicas para facilitar a identificação de fraudes.

1. Analise o código de barras
A alteração do código de barras, geralmente, ocorre de forma eletrônica com a modificação da linha digitável do boleto, permanecendo as demais características do documento. Assim, com os dados incorretos, o dinheiro será desviado para uma conta diferente daquela que deveria recebê-lo. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco emissor do documento – por exemplo, boletos do Bradesco sempre começam com 237.
Além disso, desconfie se o documento não for detectado por leitura óptica ou se alguma barra do código estiver ausente. Caso isso ocorra, é aconselhável entrar em contato com o Clube para saber se há algo de errado com o boleto emitido e checar a veracidade do documento.

2. Fique atento aos dados do boleto bancário
Boletos fraudulentos costumam conter erros de português e de formatação, não apresentando os dados completos do beneficiário. Sendo assim, sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Caso note qualquer indício de fraude, procure o Clube e se certifique de que o documento é verdadeiro.

3. Analise os dados do beneficiário
Outra forma de confirmar se o boleto é verdadeiro é verificar as informações do beneficiário antes de realizar o pagamento, seja em um aplicativo mobile ou caixa convencional ou eletrônico. No Clube, por exemplo, o nome do beneficiário que irá aparecer é CLUB ATHLETICO PAULISTANO.

4. Observe o valor do documento
Em uma cobrança verdadeira, os últimos números do código de barras sempre são iguais ao valor do documento. Caso essas informações não coincidam, você está diante de um documento fraudulento. Além disso, outro alerta é constar um preço diferente no boleto quando a cobrança costuma ter um valor fixo.


Compartilhar
Aumentar Texto
Contraste