Abrindo um vinho

CHIANTI… UM CLÁSSICO SEMPRE

Por Bruno Airaghi.

Clube-Paulistano-Abrindo-um-vinho-Chianti-i

A produção de vinhos é tão importante para a Toscana que os vinhedos são parte da famosa paisagem da região. Com relevo levemente montanhoso e grande variedade de tipos de solos e microclimas, a Toscana faz alguns dos mais notáveis vinhos do mundo.

A família Cecchi produz vinhos desde 1893 e conta atualmente com cerca de 300 hectares de vinhedos, distribuídos em quatro regiões produtoras: Chianti Classico, San Gimignano, Maremma Toscana e Umbria.

Leva em sua composição 90% da uva Sangiovese, e os outros 10% são divididos entre as locais Canaiolo e Colorino. Um vinho com estilo “Velho Mundo”, mais elegante do que potente e que está pronto para beber. Na taça, coloração vermelho-rubi, com as bordas levemente violáceas.

Muitas lágrimas, grossas e rápidas. Nos aromas, boa fruta vermelha madura, com algo vegetal também presente e leve lembrança de tabaco. Na boca é leve, com taninos finos, marcando suavemente o palato. Acidez em destaque e álcool em equilíbrio (13,0% de teor).

Final longo, frutado e nuances tostadas (não por causa de madeira, mas por uma característica da Sangiovese). Um pouco de terra úmida também aparece.
Chianti equilibrado, com personalidade.
Divirta-se com um bom prato italiano.

Salute!

* Filé mignon ao molho de ameixas frescas acompanhado de palmito e brócolis grelhados servido no Boulevard

Tudo sobre: