Ações Sociais

Balanço Ações do CAP do Bem e Chave do Coração

CAP do Bem e Chave do Coração mantêm importantes iniciativas no Clube e envolvem uma série de voluntários

Graças ao trabalho desses grupos, diversas entidades e pessoas carentes recebem doações de itens de primeira necessidade como alimentos, produtos de higiene e roupas.

Responsável por diversos projetos, o CAP do Bem possui estreita parceria com o Basquete do Paulistano. O esporte do Clube tem contribuído, participado e até liderado várias ações.

Entre elas, a doação de alimentos como ingresso para os jogos. Há ainda a participação de atletas e colaboradores da equipe no Sopão do Bem; a integração do time com estudantes por meio de visitas, palestras, clínicas, ações de intervalo, ingressos e transporte para jogos oficiais; colaboração com a escola de samba Vai-Vai, com distribuição de material esportivo, reforma da quadra e presença da escola no show do intervalo dos jogos; e a participação em campanha antirracismo no Clube, no mês da Consciência Negra.

A parceria entre o Basquete e o CAP do Bem tornou-se vitoriosa. Reconhecida pela Liga Nacional de Basquete, resultou na conquista do prêmio NBB Melhor Ação Social Rotineira 2019/2020. E há muito trabalho a fazer.

Neste ano, com a pandemia do novo coronavírus, voluntários do CAP do Bem e da Chave do Coração se esforçaram em busca de doações para ajudar pessoas em estado de vulnerabilidade, cuja situação se agravou consideravelmente neste período.

Confira, a seguir, o balanço das atividades de 2020 de ambos os grupos.

CAP DO BEM
– Doação de 700 cestas básicas.
– Foram realizadas duas campanhas pelo sistema drive-thru, em abril e junho, na garagem do Clube. Na ocasião, arrecadaram-se doações de alimentos, álcool em gel, máscaras, produtos de higiene e agasalhos.
– Realização da Campanha do Agasalho e distribuição de 950 cobertores para instituições e pessoas que vivem nas ruas.
– Doação de 70 latas de leite Especial Infantil Nutren Júnior (suplemento alimentar) para o Instituto Brasileiro de Apoio aos Portadores de Genodermatoses (Ibagen), por meio da casa Santa Teresinha de Lisieux.

CHAVE DO CORAÇÃO
– Realizaram-se 27 ações, entre elas arrecadação de alimentos, máscaras, agasalhos, leite em pó, enxovais de bebês e sorteio de bicicleta e maquiagem importada, com dinheiro revertido em produtos de necessidades para as instituições.
– Doação de agasalhos e cobertores para instituição de idosos.
– Em setembro houve a Campanha Enxoval para Bebês, com a entrega de 70 enxovais ao Hospital e Maternidade Vila Nova Cachoeirinha.
– No mesmo mês, a Diretoria Administrativa do Clube dispôs dezenas de materiais seminovos, entregues a instituições, como sandálias para o Arsenal da Esperança, lençóis para o Hospital Municipal de São Sebastião, para a Casa Madre Teodora e para a Casa de Repouso São José, roupões para a Fraternidade Irmã Clara e para a Casa de Repouso Virgem Maria. A solidariedade de sócios veio em caixas com agulhas para insulina, doadas pelo dr. Fernando Aguiar e uma cadeira de rodas, entregue por Antônio Policastro, ambas à Casa de Repouso São José.