Sustentabilidade

Balanço 2019

As iniciativas sustentáveis estão cada vez mais diversificadas, enraizadas na cultura do Paulistano. No ano passado, diversas medidas adotadas demonstram o crescimento a conscientização do CAP em relação aos desafios enfrentados pela humanidade.

O Paulistano aposta na cultura da redução do consumo e reciclagem de resíduos. Em 2019, a retirada dos copos plásticos da Academia evitou a utilização de milhares de unidades do produto. A Diretoria de Sustentabilidade estuda formas para que os copinhos sejam banidos em todo o Clube. Nos departamentos, a política foi impulsionada, desde o fim de 2018, pela entrega de canecas de fibras de coco aos funcionários. Já os canudos só são distribuídos em casos especiais e, sempre, em material biodegradável. Campanhas organizadas promoveram cortes das folhas de papel, substituídas por arquivos digitais, e sacolas plásticas fornecidas nos vestiários.

balanco-sustentabilidade-19

 Eventos envolveram associados com temas relacionados à sustentabilidade. Em maio, na Festa da Família, oficina produziu instrumentos musicais com materiais reciclados provenientes do setor de gestão de resíduos. No mesmo mês, mais de 400 itens foram doados para campanha de troca de brinquedos, exemplo de redução de consumo. As 320 peças não retiradas foram encaminhas a entidades assistenciais. Em junho, o setor organizou celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

 Palestra de Clóvis Barros Filho lotou o Auditório e crianças se divertiram na Gincana da Sustentabilidade. O assunto também esteve presente na Festa Junina, e as novidades se estenderam a jogos eletrônicos sobre a limpeza de rios e oceanos. Os jovens participantes da Jornada de Férias, em julho, receberam canecas de fibra de coco, aprenderam quanto os descartáveis podem agredir o meio ambiente, além de testarem atividades lúdicas usando reciclados como materiais. Concurso literário com o tema sustentabilidade foi anunciado em agosto.

Na mesma época, o Paulistano ampliou sua parceria com o Rotary para trocar mais resíduos por cadeiras de rodas.

O Clube passou a recolher não apenas lacres de alumínio, mas tampas plásticas de garrafas para a campanha. Em outubro, árvore artificial que transforma luz solar em energia para carregamento de equipamentos eletrônicos chegou ao CAP. O público infantil tornou-se o foco na Virada Paulistano, na montagem do Parque da Sustentabilidade. Os pequenos sócios passearam em ônibus confeccionado de sucata, participaram de oficinas e dramatizações.

Duas palestras, de Vivianne Reis, fundadora da I Know y Rights, e Humberto Maciel, especialista em cidades inteligentes e mobilidade sustentável, completaram atrações de novembro, ampliando o conhecimento dos espectadores em assuntos de relevância na atual realidade do planeta. Já em dezembro, ações incentivaram o consumo consciente. Na quinta edição do varal, doaram-se 1.729 uniformes do Recanto Infantil e da Escola de Esportes. E, pela primeira vez, o Clube distribuiu a sócios interessados uniformes de diversas escolas, esquecidos no CAP.

Tudo sobre: