Clube Athletico Paulistano

menu menu menu
Login/Área Restrita

Gastronomia

Bacalhau à Chiado

Que tal um Bacalhau à Chiado neste domingo especial?⁠

O bacalhau é um clássico do almoço de Páscoa e esta versão repaginada tem creme de espinafre e batatas como acompanhamentos. Uma delícia, em qualquer época do ano.⁠

clube-paulistano-Bacalhau-a-Chiado-d

Ingredientes 
1 bacalhau dessalgado 
300 ml de azeite 
2 cabeças de alho laminado 
1 g de tomilho 
1 folha de louro 
1 ramo de alecrim 
80 g de espinafre 
4 tomates cereja 
3 minicebolas roxas 
1 batata holandesa cozida sem casca 
80 g de cebola branca fatiada bem fina 
100 g de farinha de trigo 
30 g de manteiga 
10 g de amêndoas laminadas

Preparo 
Em uma panela pequena, mantenha em fogo baixo o azeite, o alho, o tomilho e a folha de louro. Em seguida, coloque o bacalhau, o tomate cereja e a minicebola roxa e confite-os no azeite. Não deixe ferver. A cebola roxa, o tomate cereja e o bacalhau devem estar macios e cozidos, sem se desfazerem.  

Em uma panela com água coloque uma pitada de sal e deixe levantar fervura. Acrescente o espinafre e cozinhe por 1 minuto aproximadamente. Depois, retire-o e coloque na água com gelo. Em seguida, esprema-o para eliminar todo o líquido. 

Em uma frigideira, adicione a manteiga e o espinafre, deixando-o até secar. Leve ao liquidificador e bata com um pouco de água do próprio cozimento até ficar um creme homogêneo. Tempere as cebolas laminadas com uma pitada de sal, passe na farinha de trigo e frite, deixando-as douradas. Toste as lâminas de amêndoas em uma frigideira e reserve. 

Montagem 
Distribua o creme de espinafre no centro do prato e, por cima, a batata cozida cortada em rodelas. Sobre as batatas, disponha o bacalhau e, conforme seu gosto, o tomate cereja e a cebola roxa. Finalize com a cebola frita e as amêndoas tostadas por cima do bacalhau. Regue com azeite e sirva em seguida.

Apoio
Logo_Amex
Compartilhar
Aumentar Texto
Contraste