Esportes

Associado é campeão do XTerra 2023 em corrida de 50 km

O associado Henrique Lacaz venceu a categoria Endurance 50K, em etapa do circuito XTerra 2023, realizada em março, na Ilha Grande, litoral do Rio de Janeiro. Para garantir o primeiro lugar, correu os 50 quilômetros, percorridos em terrenos variados, com areia, lama, trilha em mata, subidas e descidas, em 7h17min26s.

Henrique Lacaz ao término do Endurance 50K. Foto: Arquivo Pessoal

Foi a estreia do atleta em uma corrida com essas características. Com o incentivo de amigo próximo, inscreveu-se com o objetivo de completar a prova. A baixa expectativa em relação a um resultado expressivo fez com que Lacaz mantivesse ritmo moderado na primeira metade do trajeto. Na parte final do circuito, passou a exigir o máximo do corpo, assim ultrapassando os adversários até terminar em primeiro lugar. “Quando cheguei, cheguei muito feliz. Então me perguntaram qual prova eu estava fazendo e, quando respondi, me falaram que havia ganhado. Fiquei em choque e a ficha não caía de nenhum jeito. Não esperava nem um pouco a vitória”, relata.

Felipe Caboclo, Henrique Lacaz, Leonardo Carioni e João Nascimento em pódio pela
natação do Paulistano. Foto: Arquivo Pessoal

Aos 22 anos, o associado cursa duas faculdades, além de ser estagiário em uma consultoria. Com a rotina apertada, encaixa treinos pela manhã, antes das aulas, ou à noite, após a faculdade, com média de 16 horas de exercícios por semana. A consistência é reflexo da intensa preparação que vivenciou dos 10 a 16 anos , período em que competiu pela natação do CAP. “Minha experiência inteira é moldada no mérito da natação do Paulistano. Antes da natação do Clube, não gostava de fazer esporte, não tinha nenhum apego. E hoje eu vivo para fazer esporte, adoro. Tenho facilidade 100% por conta da natação competitiva do Paulistano. E, sobretudo, do Mário Marone, que é um baita técnico”, explica. “Nunca vou conseguir treinar como eu treinei aos 16 anos. Foi muito intenso, preparou meu corpo de um jeito, que guardarei essa memória muscular para o resto da vida”, finaliza.

Equipe de natação do Paulistano com o técnico Mario Marone em 2014.
Foto: Arquivo Pessoal