Esportes

Associada Laura Pigossi faz história no tênis e conquista duas medalhas de ouro no Pan

Laura Pigossi, associada do Paulistano, mereceu destaque nos Jogos Pan-Americanos de Santiago ao conquistar duas medalhas de ouro no tênis, nos torneios de simples e duplas, essa ao lado de Luisa Stefani, parceria que já havia rendido a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As finais na capital chilena aconteceram no sábado, 28 de outubro, e domingo, 29 de outubro de 2023.

Pigossi e Stefani, tenistas que defenderam o CAP na juventude, celebram no Chile. Foto: Marina Ziehe/COB

Pigossi, que iniciou sua trajetória no esporte ainda criança, nas quadras do Clube, é a terceira brasileira que consegue vencer o torneio de simples em Jogos Pan-Americanos, feito de Maria Esther Bueno, em 1963, e Gisele Miró, em 1987. Antes de Laura, apenas cinco mulheres haviam alcançado as medalhas de ouro em simples e duplas em uma edição do evento continental: Mary Terán de Weiss, argentina, em 1951, Rosa María Reyes, mexicana, em 1955, e as norte-americanas Susan Hagey, em 1979, Gretchen Rush, em 1983, e Pam Shriver, em 1991.

Na chave de simples de Santiago, Laura Pigossi, primeira cabeça-de-chave, superou dificuldades antes de celebrar o melhor resultado individual de sua carreira. Eliminou Valentina Cruz, de El Salvador, 6/0 e 6/0, Lucciana Perez, do Peru, 2/6, 7/5 e 6/4, Jamie Loeb, dos Estados Unidos, 7/5, 4/6 e 6/1, Julia Riera, 4/6, 6/4 e 7/6, e, na final, Lourdes Carle, da Argentina, 6/2 e 6/3. Além do ouro, a tenista comemorou, com a campanha, classificação à chave de simples dos Jogos Olímpicos de Paris.

Nas duplas, as medalhistas olímpicas Laura Pigossi e Luisa Stefani confirmaram o favoritismo sem sustos. Passaram por Mell Reasco e Camila Romero, do Equador, 6/2 e 6/3, Alexa Guarachi e Fernanda Labraña, do Chile, 6/2 e 6/3, e Fernanda Herazo e Paulina Perez, da Colômbia, 7/5 e 6/3.

Luisa Stefani, que também defendeu o Paulistano em partidas interclubes na adolescência, ainda voltou do Chile com a medalha de prata nas duplas mistas, ao lado de Marcelo Demoliner.

Tudo sobre: