História da arte – Ciclo Itália

Ópera, literatura, futurismo e cinema: a cozinha na cultura italiana, com Isabella Magalhães Callia. A palestrante é italianista, docente e pesquisadora em História e Cultura da Alimentação, doutoranda em Literatura e Cultura Italianas na USP.

O curso aborda o espaço da cozinha enquanto dado cultural da esfera italiana e se concentra em personagens e documentos históricos que se utilizaram, direta ou indiretamente, da alimentação enquanto metáfora cultural e política.

Aula 1, 7/5
A ópera na cozinha: Rossini, Maestro em Cucina. Livro A Tavola com Rossini. O receituário do célebre compositor e revolucionário Gioachino Rossini (século XVIII), comentado e com audições de trechos do autor.

Aula 2, 21/5
A literatura na cozinha: a questão do gosto no manual de Artusi. Livro La Scienza in Cucina e L’arte di Mangiar Bene (F. T. Marinetti e Fillia, 1930) e áudios gravados pelo ator Paolo Poli. Um receituário composto de reflexões filosóficas e literárias sobre o período pós-unitário italiano. Um manual sobre o gosto.

Aula 3, 2/7
O futurismo na cozinha: a ideologia do estômago de Marinetti. Livro La Cucina Futurista (F. T. Marinetti e Fillia, 1930). Pensamentos, convicções e intenções futuristas sobre culinária e gastronomia. Além da eliminação da massa, o manifesto prega a abolição do garfo e faca, condimentos tradicionais, peso e volume de comida e política na mesa.

Aula 4, 9/7
O cinema na cozinha: a comida do pós- -guerra. Filme Un Americano a Roma (Stefano Vanzina, 1954), interpretado por Alberto Sordi. As influências americanas na culinária italiana no período pós-guerra em Roma.

dias sábados
horário 10h30 às 12h30
local Boate
valores R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra)
venda Central de Atendimento, a partir de 3/5

Tudo sobre: