HISTÓRIA DA ARTE

SÁBADOS, DAS 10h30 às 12h30

Em 10/9, na Boate
Em 24/9, no Salão de Festas

VENDAS NA CENTRAL DE ATENDIMENTO

R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra)

Informações na Secretaria Cultural, segunda a sexta, 8h30 às 17h30

O descobrimento da América ou a rota portuguesa para as Índias ainda são considerados feitos quase inacreditáveis. Mas, muito antes de Colombo ou Vasco da Gama, três homens já haviam ultrapassado os limites do desconhecido. Marco Polo, Ibn-Battuta e Zheng He serão abordados em novo ciclo de palestra.

As motivações e trajetórias pouco tinham em comum. Marco Polo, o mercador, saíra de Veneza em busca de vantagens comerciais no Oriente. Ibn-Battuta, o muçulmano, deixara Tanger seguindo as vias da peregrinação a Meca. Zheng He, o almirante eunuco, zarpou a mando do imperador Ming para explorar os mares do Índico e a costa da África. Cada qual foi movido por um impulso diferente – a Rota da Seda, a fé em Alá, a missão de Estado. E, todavia, todos revelam que viajar não é privilégio dos modernos.

O ciclo Marco Polo, Ibn-Battuta, Zheng He – O Medievo É uma Viagem terá aulas ministradas por Isabella Magalhães Callia, em 10 de setembro e 15 de outubro, e Plinio Freire, em 24 de setembro e 1º de outubro.