Clássicos aos sábados – Julho/2023

🗓️ 22 e 29 de julho 2023, sábados, 12h15 no Auditório
🎫 GRATUITO / SEM INGRESSOS

Clássicos aos Sábados leva artistas e grupos que apresentam o melhor da música erudita, em diversas formações. O programa tem curadoria de Rosana Caramaschi e, em julho, oferece cinco apresentações.

[JÁ REALIZADO] Estefan Iatcekiw é o grande destaque do programa em julho, já no dia 1º. Premiado com o primeiro lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha, o prodígio, de apenas 19 anos, desenvolve trajetória de destaque, aclamada pelo público e pela crítica. Conquistou primeiros prêmios, entre eles o do concurso Prelúdio da TV Cultura em 2017, que lhe valeu bolsa de estudos de três anos no Conservatório Franz Liszt em Budapeste, Hungria.

Com apenas 15 anos, foi aceito no renomado Conservatório de Moscou Tchaikovsky, na classe de bacharelado em piano, tendo, como orientador e professor, Sergey Kuznetsov. Frequentemente se apresenta em salas nacionais e internacionais e, em 2023, lançou seu primeiro álbum solo, com obras de Sergei Rachmaninov.

Estefan Iatcekiw, de 19 anos, tem trajetória de destaque, aclamada pelo público
e pela crítica. Foto: Divulgação

[JÁ REALIZADO] O trio ACSP é a atração de 8 de julho. Eun Young Lee é mestra pela Purchase State University of New York, integrando a classe do renomado professor Paul Ostrowsky. É vencedora de vários concursos de piano e realizou recitais e concertos pelo Brasil e EUA. Rodrigo Leitte é bacharel em violino pela Faculdade Mozarteum de São Paulo e ministra aulas e concertos pelo Brasil e exterior em turnês por Alemanha, Estados Unidos e Espanha, onde difunde a música brasileira. Sandro Francischetti iniciou seus estudos de violoncelo no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos e na Escola Municipal de Música de São Paulo. É mestre com distinção pela University of New Mexico e foi músico da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo de 1988 até 2015.

[JÁ REALIZADO] Em cartaz em 15 de julho, Aurora é um quarteto de cordas formado no início de 2020 pelas jovens musicistas Pollyana Santana, violino, Veronica Lopes, violino, Flórence Suana, viola, e Bianca Souza, violoncelo. Participantes do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras, da EMESP, as artistas têm se apresentado em diversos espaços e festivais do Brasil, como o Theatro São Pedro e o Festival de Campos de Jordão.

Trio com Sergio Burgani, clarineta, Heloísa Meirelles, violoncelo, e Debora Growald, piano, apresenta-se no dia 22. Burgani é mestre pela Universidade Federal da Bahia e professor do Departamento de Música do Instituto de Artes da Unesp. Em comemoração aos seus 30 anos como integrante da Osesp, em 2017, foi um dos solistas da temporada com o concerto para clarineta de Gerald Finzi. Heloísa Meirelles é bacharel em música pela Unicamp e aperfeiçoou-se no Conservatório de Música de Lyon e no Conservatório Superior de Música de Genebra. Atuou como solista em diversas orquestras, destacando-se duas vezes com a Osesp, regida pelos maestros John Neschling e Theodor Guschlbauer. Debora Growald é bacharel em piano pela UFRJ e, desde 2000, atua como professora no Conservatoire à Rayonnement Départemental de Fresnes, na grande Paris. Estudou com o concertista suíço Sebastian Benda e se especializou com a pianista sueca Inger Södergren.

O 85CG DUO estará no Paulistano em 29 de julho. Foi criado em 2017 por Rafaela Lopes e Talita Martins, após experiências como harpistas orquestrais nas salas de concerto na cidade de São Paulo. Desde então, exploram gama eclética de repertório e possibilidades para essa instrumentação incomum, enriquecendo sua música com a sonoridade combinada de duas harpas. Rafaela Lopes atualmente é solista da Orquestra do Theatro São Pedro – São Paulo, enquanto Talita Martins é harpista convidada de diversas orquestras.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS

🗓️ 22 DE JULHO Trio com Debora Growald, Sérgio Burgani e Heloísa Meirelles

No repertório, Ludwig Van Beethoven e Johannes Brahms

🗓️ 29 DE JULHO 85CG DUO, com Rafaela Lopes e Talita Martins

No repertório, Marcel Tournier, Ottorino Respighi, Bernard Andrès, Claude Debussy, Pearl Chertok, Enrique Granados e Paul Desmond