Autonomia de Jovens Neurodivergentes — Agosto/2025
28 de agosto, quinta, 19h, no auditório do 4º andar do Edifício Paulistano 120
GRATUITO/SEM INGRESSOS
O Paulistano receberá Flavia Poppe para a palestra Eles Cresceram, e Agora?, em que aborda caminhos para promover a autonomia de jovens neurodivergentes. No contexto em que será discutida, a neurodivergência é avaliada em espectro amplo, que inclui pessoas com deficiência intelectual, autismo, TDAH, dislexia, entre outras formas diferentes de funcionamento cognitivo e neurológico.
No Brasil, mais de 2,6 milhões de pessoas vivem com deficiência intelectual, muitas delas sob total dependência de familiares, sem perspectivas de autonomia. A ausência de políticas públicas efetivas contribui para o isolamento e para a falta de oportunidades de vida autônoma. Durante a palestra, será apresentado um projeto, pioneiro no Brasil, para moradia independente com suporte, desenvolvido pelo Instituto JNG, do qual Poppe é co-fundadora e presidente.
Inspirado no modelo britânico da Ability Housing, o projeto do Instituto JNG oferece alternativa real de vida com dignidade, autonomia e inclusão social para adultos neurodivergentes. Começou no Rio de Janeiro, em 2021, em parceria com a Uliving, alcançou resultados promissores e agora chega a São Paulo, onde a demanda é significativa e o engajamento das famílias, notável. O projeto não é caridade, é uma ação concreta de cidadania e reparação. A moradia independente com suporte é um passo essencial para uma sociedade mais justa, inclusiva e humana.
Flavia Poppe é empreendedora social e economista, com mestrado em planejamento social na London School of Economics. Possui 30 anos de experiência nas áreas de políticas sociais, especialmente saúde pública, foi consultora das Nações Unidas e do Banco Mundial em diferentes países, elaborando e avaliando projetos de saúde. É mãe do Camilo e do Nicolas, o “N”, do Instituto JNG.