Aulas: Maria Madalena, História e Arte — Setembro/2025
🗓️ Segundas, 19h30 às 21h30, no auditório do 4.° andar do Edifício Paulistano 120
🎫 INGRESSOS R$ 50 (associados, por aula) e R$ 100 (convidados, por aula)
VENDAS na central de atendimento
O Paulistano organizará, a partir de setembro, mais um ciclo de aulas, com o tema Maria Madalena, do Cristianismo Primitivo ao Século XXI, abordado em palestras ministradas por Wilma Steagall De Tommaso, doutora e mestre em ciências da religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Wilma Steagall De Tommaso é autora dos livros O Cristo Pantocrator: Da Origem às Igrejas no Brasil na Obra de Cláudio Pastro e Maria Madalena: História, Tradição e Lendas.
🗓️1.º SET — AULA 1: Maria Madalena nos Evangelhos Canônicos, Teologia e Arte
Maria Madalena não tem sua origem relatada nos Evangelhos. Mas quem foi Maria Madalena? Os exegetas, teólogos e historiadores não deram conta de responder a esta questão, porém sua história continuou, em uma construção teológica que deu a ela uma biografia.
🗓️15 SET — AULA 2: Maria Madalena Inventada e Desnuda: A Tradição e as Lendas
O nome de Maria Madalena foi apagado dos Atos dos Apóstolos, das Epístolas e do Apocalipse de João. No entanto, uma mulher testemunha-chave da ressurreição de Cristo não poderia ser esquecida, por isso há muitas narrativas anônimas sobre ela.
🗓️ 29 SET — AULA 3: Do Concílio de Trento ao Concílio Vaticano II: de Penitente à Volta do Reconhecimento como 1ª Apóstola do Cristianismo
Com o passar dos séculos, os artistas foram despojando Madalena das vestes nobres até desnudá-la totalmente. No século XX, após o Concílio Vaticano II, Maria Madalena não tem mais o epíteto de penitente e, em 2016, o Papa Francisco elevou seu dia, 22 de julho, de memória à festa igual aos apóstolos.