As Conquistas de Alexandre

Fevereiro a Março/2023, aos sábados, 10h30 às 12h30, no Auditório do 4.º andar do Edifício Paulistano 120.

Vendas na Central de Atendimento: R$ 30 (associado, por palestra) e R$ 145 (convidado, por palestra).

As aulas ministradas pelo professor Plínio Freire Gomes retornam em 2023, com série sobre Alexandre, o Grande. Oriundo da periférica Macedônia, esse líder quase adolescente ousou transbordar os confins de seu reino. A história nunca mais seria a mesma: em apenas dez anos, criou um império colossal cujo território ia desde o Mar Egeu e o Egito até a Índia. Eis como Alexandre Magno se tornou modelo para uma legião de aventureiros, generais e estadistas – de César a Constantino, de Mehmet II a Napoleão, de Marco Polo a John F. Kennedy.

Aula 1, 28 de janeiro de 2023

A Macedônia, entre a civilização helênica e os Bálcãs

Geografia da Península Grega, um mosaico de ilhas e de montanhas. Macedônia, terra de conquista. Uma corte provinciana e rica atrai as elites helênicas de Atenas, Éfeso e Heliópolis. Poder tribal e cosmopolitismo no reino de Felipe.

Aula 2, 4 de fevereiro de 2023

A pólisse prostra ante o filho de Zeus

Três fontes de inspiração: Aquiles, o ídolo; Aristóteles, o mestre; Ciro, o paradigma político. A pólis em crise, os conflitos do mundo helênico. Alexandre ingressa na política, dando aos gregos um rei “para chamar de seu”.

Aula 3, 11 de fevereiro de 2023

Pérsia, uma superpotência devorada pelas bordas

A falange na conquista da Ásia: Anatólia, Fenícia, Egito. Alexandre e Dario III, dois soberanos em confronto. Passagem de poder, matrimônios de corte e acomodações dinásticas. O império multiétnico de Alexandre forja uma nova civilização: de helênico, o mundo se faz helenístico.

Aula 4, 11 de março de 2023

“Alexandre”, modos de usar

De homem a lenda. Bustos, túmulos, mosaicos cunharam uma imagem que não cessará de ser remodelada no tempo: Alexandre, o grande, o maldito, o herói civilizador, o libertário, o astro de cinema, o ídolo da extrema direita e dos neoconservadores.