Doações

CAP do Bem

Todas as contribuições recebidas nas ações passam por triagem e, de acordo com o tipo e estado de conservação, são destinadas corretamente. “Com isso, não enviamos, por exemplo, sapato de salto para as pessoas de rua ou roupa de criança para asilo”, explica Fernanda Raposo, uma das coordenadoras.

Muitas doações que acontecem no Clube são de alimentos não perecíveis. É o caso dos torneios de futebol, em que no início há ação para as crianças trocarem uniformes por cesta básica. Alguns pais e patronos dos times, no entanto, se uniram para manter a doação durante o ano todo, e a adesão foi maciça.

De janeiro a junho de 2019, o CAP do Bem já arrecadou o total de 3.340 kg de alimentos em todas as ações. Mas há ainda outros itens. Na portaria da garagem encontram-se duas caixas nas quais os associados podem depositar qualquer tipo de produto, incluindo roupa, material esportivo, como uniformes, tênis, chuteiras, bolas, produtos de higiene, livros. Os funcionários do Clube também têm merecido atenção.

Pensando neles, em 2018 foi realizado o Bazar de Natal com doação recebida pelo CAP do Bem. Neste ano, a intenção é fazer o Brechó de Natal com algumas das peças doadas pelos sócios. O valor arrecadado nesses eventos é totalmente revertido às entidades cadastradas. A expectativa é conseguir, além do aumento das doações, maior participação dos associados.

“Estamos em um Clube privilegiado em São Paulo e milhares de pessoas precisam de ajuda. É ainda mais gratificante para quem participa do que para quem recebe. E estamos precisando de voluntários que atuem nas ações”, alerta Fernanda.

Achados e Perdidos

Os itens não retirados do Achados e Perdidos são incorporados ao CAP do Bem, passam por triagem e, posteriormente, doados para instituições. Antes, o encaminhamento a entidades era realizado pelo Departamento Administrativo. Segundo o regulamento do Paulistano, os objetos encontrados permanecem à disposição dos associados pelo prazo de 90 dias.