Sustentabilidade

Dia Mundial da Água

Clube Paulistano - Logo Sustentabilidade

A ideia da criação de um dia focado na importância da água surgiu durante a ECO 92 e acabou oficializada pela Organização das Nações Unidas no ano seguinte. Desde então, o 22 de março é designado para reflexões sobre o valor da água e a busca pelo gerenciamento sustentável de fontes desse indispensável recurso. No Paulistano, a Diretoria de Sustentabilidade comemora a data mostrando como a água é um patrimônio levado a sério

O uso consciente e sustentável dos recursos naturais, cada vez mais escassos e valiosos, é tema essencial e norteador das tomadas de decisão no CAP. A água, em particular, é assunto estratégico para o Clube, que busca eficiência hídrica, em operação e gestão.

Nesse contexto, a Diretoria do Patrimônio, em acordo com a Diretoria de Sustentabilidade, investe em sistema de coleta e reutilização das chamadas “águas cinzas”. Nos novos vestiários que estão em construção em área subterrânea entre o Ginásio Antônio Prado Júnior e a rua Honduras, águas escoadas por ralos de chuveiros e pias poderão ser reaproveitadas. Após tratamento, o volume será direcionado prioritariamente aos vasos sanitários.

A medida é um acréscimo ao sistema de tratamento e reúso de águas pluviais, instalado como resposta à histórica crise hídrica ocorrida em São Paulo, em 2014. A água da chuva captada pelo campo de futebol é armazenada, tratada e reutilizada, principalmente, nas regas das quadras de saibro, de plantas e limpeza de áreas comuns.

Desde o início de sua operação, em 2015, o sistema, além de poupar milhares de litros, gera economia de aproximadamente R$ 30 mil por ano. Levando-se em consideração o reúso em implementação nos novos vestiários e a utilização do poço artesiano para esse volume, a economia mensal passará a cerca de R$ 36 mil, caso sejam usados 30 m³ ao dia. A iniciativa comprova que decisões tomadas sob bases sustentáveis refletem em benefícios ao meio ambiente e à gestão

Tudo sobre: