Fique atento

Pelé, Eterno Rei do Futebol – 1940-2022

O Club Athletico Paulistano lamenta a morte de Edson Arantes do Nascimento, mundialmente conhecido como Pelé. Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, o ex-jogador faleceu nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, como resultado da progressão do câncer de cólon.

Pelé, no Paulistano, com Sérgio Domingues Oliveira Belleza. Foto: Centro Pró-Memória

Pelé construiu carreira brilhante desde a sua adolescência. Aos 17 anos, foi um dos protagonistas da conquista da Copa do Mundo de 1958, na Suécia, onde espantou a imprensa internacional. Neste aspecto, lembrou a excursão do Paulistano à Europa, em 1925, quando os futebolistas da equipe foram apelidados de “Reis do Futebol” pelo jornal francês Le Journal.

Com justiça, Pelé é, hoje, chamado de Rei. É o único tricampeão mundial da história, além dos múltiplos campeonatos com o Santos. Com seu talento inigualável e habilidades físicas, Inventou inúmeras jogadas, replicadas até hoje. Parou guerra na África e o tempo, quando todos, grudados ao rádio, esperaram pela cobrança de pênalti de seu milésimo gol.

Se o Paulistano contribuiu para a popularização do futebol em sua primeira fase no Brasil, Pelé foi fundamental para que a mística da camisa amarela se perpetuasse. Se este ganhou a alcunha de “o país do futebol”, foi graças a Pelé, inigualável.

Tudo sobre: