Esportes

Palavra da Diretoria – O futuro do esporte

Por Walter José de Brito Marini, Silas Grassi, Mauricio Martinez de Macedo e Rodrigo de Mesquita Pereira, Diretores de Esportes

Assumimos a Diretoria em março de 2022 com a missão de fortalecer as categorias de base do Paulistano. O projeto CAP Olímpico, que objetiva a intensificação do trabalho de formação de talentos entre os competidores do Clube, é ponto central para a empreitada e teve os critérios iniciais estabelecidos em reuniões entre diretores e integrantes de comissões técnicas.

Walter, Silas, Mauricio e Rodrigo, Diretores de Esportes

As iniciativas propostas pelo CAP Olímpico devem gerar crescimento duradouro nos próximos anos, mas, ainda em 2022, já pudemos acompanhar jovens com brilho nas mais variadas competições. Esgrimistas formados pelo Paulistano hoje representam o Brasil no calendário internacional da categoria adulta. Uma nova geração do polo aquático disputa pódios em todos os campeonatos. O badminton, renovado, coleciona medalhas a cada evento. Judocas criam reputação vitoriosa para o Paulistano em mais uma modalidade. Nas práticas campeãs de preferência entre os associados, tênis, natação, futebol e ginástica, crianças e adolescentes evoluem, com bons resultados coletivos e surgimento de destaques individuais.

O basquete, esporte que se tornou um dos símbolos do Paulistano do século XXI, vive momento especial. Garotos vencem nas categorias de base e a equipe principal, também baseada em revelações, mantém o lugar do Clube na elite do esporte. Além do bom desempenho em quadra, a mudança de filosofia da formatação do plantel diminui gastos, fato que possibilitou que patrocínios suportassem os salários dos atletas adultos pela primeira vez em anos.

Outra conquista de nossa gestão está relacionada ao oferecimento de novas modalidades, opções com potencial para se tornarem populares entre os mais jovens. O futsal, já ensinado em aulas, montou time que alcançou vitórias ainda na temporada de estreia. O tênis de mesa teve sua introdução em torneio interno e deve ganhar curso nos próximos meses.

* Publicado na edição de fevereiro/2023 da revista Paulistano.