Esportes

Ginástica artística e trampolim tem outubro de torneios

Em outubro/2022, o Paulistano, no Ginásio Antonio Prado Junior, recebe o Campeonato Brasileiro de Ginástica  de Trampolim por idades, entre os dias 25 e 29. O evento garantirá oportunidade para que associados acompanhem a equipe competitiva, que enfrentará a elite do esporte do Brasil.

A equipe de ginástica artística e trampolim do Paulistano. Foto: Fabio Figueiredo

Antes do evento nacional, a turma competitiva disputa o Estadual e a Copa São Paulo, em 8 de outubro (sábado), também no Clube (confira a programação).

Na modalidade (que é olímpica, com provas de trampolim desde os Jogos de 2000), o Paulistano tem tradição em dois aparelhos, o duplo-mini e o tumbling.

“Será especial, familiares e amigos poderão  apoiar e ver as crianças praticando, perceberão o resultado do esforço diário”, diz Junia Haliski, coordenadora e treinadora. 

 Equipes formadas
A equipe terá Carolina Amaral, Maria Clara Guedes, Kemily Kaori e Yasmin Silva (9/10 anos); Joana Godoy, Marcella Tagliavini, Maria Almeida e Manuella Cortez (11/12 anos); Emanuelly Pereira da Silva (13/14 anos); e Valentina Viertler (acima de 17 anos). 

Todas disputarão apenas o duplo-mini, com exceção de Emanuelly, que também competirá no tumbling. Junia Haliski e Livia Borges Omuri formarão a comissão técnica.

A equipe é considerada nova, formada com o impacto da pandemia de Covid-19, quando não puderam treinar. Disputaram apenas uma competição desde então, em junho de 2022, quando faturaram medalhas em provas individuais e por equipes. 

“A expectativa é superar o primeiro resultado no Brasileiro. Vamos testar elementos novos com as meninas, e com atenção, principalmente, à equipe”, conta Junia. Entre as categorias, a novidade será a equipe de 9/10 anos, que estreia em competições nacionais. 

Rumo ao Mundial
As atenções também estarão voltadas a Maria de Carvalho Almeida, 12 anos, que testará elementos no duplo-mini, em preparação para o Campeonato Mundial. A atleta representará a seleção brasileira em Sofia, Bulgária, entre os dias 23 e 26 de novembro, em sua primeira competição internacional. 

Patrocínio